Guarujá terá primeiro serviço da Região de apoio  psicológico aos agentes de segurança pública

HomeGuarujá em Foco

Guarujá terá primeiro serviço da Região de apoio psicológico aos agentes de segurança pública

Serviço inédito na Baixada Santista inclui o Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), Capelania e Práticas Integrativas

Buscando proteger e preservar a saúde física e psicológica dos agentes de segurança pública, a Prefeitura de Guarujá regulamentou o primeiro Programa Municipal de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança na última sexta-feira (3), por meio da portaria 006/2024, publicada no Diário Oficial do Município. O serviço inédito na Baixada Santista inclui o Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), Capelania e Práticas Integrativas.

»» Leia também: Guarujá começa vacinação contra a dengue nesta quarta-feira (8)

O programa vai beneficiar os profissionais de segurança pública, lotados na Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). Os atendimentos devem começar até o final do mês, nas dependências do Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê). “O programa é essencial para pensar de forma estratégica as ações para promover e prevenir a saúde dos profissionais de segurança pública”, afirmou a secretária da pasta, Valéria Amorim.

Serviços

O programa contará com o Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), que tem por finalidade a proteção e preservação da saúde mental dos agentes que tenham sido expostos a ocorrências com risco a sua integridade física ou psíquica, como disparo de arma de fogo, acidente de trânsito, agressões, entre outras ocorrências.

Já a Capelania prestará assistência social, religiosa e espiritual para os servidores e familiares, promovendo assistência nas celebrações religiosas, visita aos doentes, palestras educacionais e motivadoras, ajuda na superação de vícios entre outros apoios.

Além disso, haverá o serviço de práticas integrativas e complementares com objetivo de proporcionar bem-estar físico e psicossocial. “O adoecimento psíquico é invisível, por isso a importância de um atendimento especializado e periódico”, afirmou o neuropsicólogo Cléber Ricardo da Silva, que ajudou a implantar o programa na Cidade.

Aprovação

O guarda civil municipal Vitor Neto parabenizou a iniciativa. “A fase em que vivemos hoje, que é o policiamento comunitário, torna esse serviço fundamental para todos nós, pois abrange o ambiente de trabalho e até as nossas famílias”, destacou.

Já Augustinho da Costa Faria, também GCM, relata que já passou por uma situação de alto risco, destacando a importância do novo serviço. “Será muito bom para nós. Às vezes, subestimamos os danos que uma má saúde mental pode ocasionar, mas com a avaliação profissional, passamos a entender que há sim um problema a ser resolvido”, finalizou.

Guarda Municipal

Nos últimos anos, a GCM ampliou o seu efetivo com o reforço de 108 agentes, totalizando 376 guardas municipais. Regulamentou o uso de arma de fogo para corporação (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação. Atualmente, Guarujá é referência em capacitação de GCMs, a partir da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (Ceip), além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis de Cubatão.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?