Guarujá em Foco
Guarujaenses brilham no Festival de Cenas Teatrais 2024
Alunos do Caec João Paulo II se apresentaram para mais de 300 espectadores
Em Guarujá, a esperança de um mundo mais justo inspirou 39 alunos da oficina de teatro do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II (Pae Cará) a participar do Festival de Cenas Teatrais 2024 (Fescete). A 28ª edição do evento foi marcada pela adaptação da peça ‘Os Saltimbancos’, apresentada no Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, no último dia 22. A performance rendeu ao grupo uma menção honrosa.
»» Leia também: Guarujá publica manual de fiscalização de contratos para aplicação da nova Lei de Licitações
Espetáculo emociona mais de 300 espectadores
A apresentação, inspirada no clássico ‘Os Músicos de Bremen’, dos irmãos Grimm, e adaptada por Luiz Enríquez e Sérgio Bardotti, com tradução de Chico Buarque de Hollanda, emocionou uma plateia de mais de 300 pessoas. A história acompanha quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata) que, explorados por seus donos, decidem formar um grupo musical. A vida na cidade grande, porém, revela-se cheia de desafios, reflexões e esperança.
Dedicação e diversidade no elenco
Bárbara Cabral, professora da rede municipal de ensino de Guarujá e diretora do curso de teatro no Caec João Paulo II, explicou que a peça vem sendo trabalhada desde 2022. “Nosso elenco é bem diversificado, com idades entre 8 e 75 anos. São crianças, jovens, adultos e idosos que nos ajudam a refletir sobre temas atuais e fatos históricos. Um dos desafios foi nos aproximarmos da estética do teatro épico e valorizarmos a presença do coro, que traz expressividade e vigor à história”, destacou.
Preparação intensa para o palco
Para se apresentar no Fescete 2024, os alunos intensificaram os ensaios. Dos 39 participantes, 38 atuaram na peça e um cuidou da iluminação do palco, garantindo um espetáculo tecnicamente impecável.
Sobre o Fescete
Criado pela Escola de Teatro TESCOM em 1997, o Fescete é realizado com apoio dos governos federal e estadual, da Prefeitura de Santos, além de diversos patrocinadores e parceiros. O festival reúne diversas linguagens artísticas, como dança, música, audiovisual e teatro, oferecendo oportunidades para estudantes, amadores e profissionais. O tema da 28ª edição é “Risos… e risos. Um ato de muitas faces”, que convida à reflexão sobre o poder da risada e a responsabilidade coletiva ao utilizá-la.
You must be logged in to post a comment Login