Guarujá em Foco
Hemocentro do HSA tem queda de cerca de 70% das doações
O Banco de Sangue do HSA está recebendo todos os tipos de sangue. Doadores podem se dirigir ao setor de coleta das 07 às 12h de segunda à sexta-feira.
O Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro (HSA) contabiliza uma queda abrupta de doação de sangue, nas últimas duas semanas, e pede que quem puder, procure o setor no HSA e doe sangue. Segundo a gestora do serviço, o movimento habitual de doadores caiu cerca de 70%. “A média de doadores/dia oscila entre 15 à 23 e estamos mantendo a média de cinco doadores/dia há duas semanas”, explica.
— Leia também: Circuito Pé na Areia tem início neste sábado (3) na Enseada
O banco de sangue do HSA está recebendo todos os tipos de sangue. “Conclamamos a população a ajudar no restabelecimento do equilíbrio do estoque no Hemocentro do HSA. Os doadores podem se dirigir ao setor de coleta das 07 às 12h de segunda à sexta-feira.
Os requisitos básicos são:
》 Estar em boas condições de saúde.
》Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, devera vir acompanhado pelo seu responsável legal, que irá preencher um formulário autorizando a doação.
》Pesar no mínimo 50kg.
》Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas na noite que antecede a doação.
》Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa e bebidas alcoólicas na noite que antecede a doação).
》Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro*).
Impedimentos Temporários
》Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
》Gravidez. 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
》Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
》Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
》Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
》 Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
》Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
» Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
» Vacina contra gripe: por 48 horas.
» Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.
» Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).
Impedimentos definitivos
》Hepatite viral após os 11 anos de idade.
Evidência das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, Malária.
Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Diabetes insulino dependente
Confira os intervalos para doação:
» Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
» Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses
. Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa.
. Candidatos que foram vacinados contra Covid-19 só podem doar: 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan); e 7 dias após cada dose (vacina Oxford, da AstraZeneca/Fiocruz).
Fonte: Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro
You must be logged in to post a comment Login