Colunas
Histórias e curiosidades sobre a ‘Ilha dos Arvoredos’
Conforme prometido na semana passada, trago algumas curiosidades do novo local aberto para visitação turística de Guarujá, que mantém mistérios e magia em sua história de pesquisas científicas e auto sustentabilidade
No recém-lançado passeio monitorado pela Ilha dos Arvoredos, você vai se deparar com construções para atender o fornecimento de energia, alimentação e água potável.
O laboratório natural tem cerca de 36 mil metros quadrados, onde são gastos aproximadamente R$ 60 mil reais mensais para a sua manutenção.
Os estudos científicos desenvolvidos ali abrangem áreas de energias alternativas, como solar, eólica e aquática, psicultura, além de genética de vegetal e estudos de aves e insetos. A seguir, conheça um pouco mais sobre a magia do local.
Senhor da ilha
Fernando Eduardo Lee era um engenheiro mecânico paulistano, formado na Pensilvânia. Recebeu o aforamento da ilha, pela Marinha do Brasil, em 1950, para a introdução de trabalhos científicos e pesquisas que a tornariam autossustentável. Mais tarde, em 1982, criou a Fundação que leva o seu nome. Ao todo, realizou 97 obras de engenharia no local.
— Leia também: Ilha dos Arvoredos está aberta para visitação através do ‘Mundo Sustentável’
Fênix
Uma Fênix (foto em destaque), feita concreto armado com 90 toneladas, tem a função de ponto de apoio ao guindaste acoplado na cabeça da ave. O guindaste iça, por sistema de cabo de aço, uma gaiola para transporte de pessoas e materiais. Através dos seus olhos iluminados (um verde e o outro vermelho) navegantes se localizam sobre os dois lados da ilha.
Protótipo espacial
Ao visitar a ilha você vai se deparar com um protótipo de uma nave especial americana, inaugurado no local com a presença de um astronauta da NASA.
Cápsula do tempo
Fernando Lee realizou várias obras de engenharia para a captação de água da chuva na Ilha. Religioso, em uma das mais belas, instalou a imagem de Jesus Cristo em seu topo. A obra, aos olhos do visitante, causa deslumbramento por seu modernismo.
Recentemente, durante a manutenção do local, a equipe da fundação que atua hoje no local encontrou uma capsula do tempo com documentos da entidade. Os documentos estão sendo restaurados.
Recepção inusitada
Fernando Lee saudava os visitantes da ilha com tiros de pólvora seca, em um canhão da Revolução de 1932, na qual participou como major.
Mundo Sustentável
A visitação aberta ao público na ilha tornou-se possível graças à parceria entre a educadora Priscilla Bonini Ribeiro, que após o seu doutorado em metodologias ativas para a educação ambiental, fechou parceria com a Fundação Fernando Lee e o Instituto Nova Maré, de Bruno Tacon Cardoso, criando o projeto Mundo Sustentável.
‘Paraíso da sustentabilidade’
Nas próximas semanas, o público vai ganhar o lançamento do livro “Ilha dos Arvoredos – Paraíso da Sustentabilidade” (editora Comunicar/ 2021), escrito pela educadora Priscilla Bonini Ribeiro. O livro foi baseado na sua tese de doutorado que rendeu a parceria para a visitação pública. Acompanhe a coluna Entre Sons e Tons, onde vamos anunciar os locais de lançamento.
Como fazer o passeio?
Para informações sobre o passeio, que pode ser feito individual ou em grupo, entre em contato através do telefone: (13) 9-9611-0982, e conheça os valores e condições. O passeio inclui ida e volta de barco pela Praia do Perequê, além do tour pela ilha com aproximadamente 2h30 de duração. Os horários de saída são fixos. O local é considerado uma área particular. Não é possível acessar sem o auxílio da equipe de monitoramento e manutenção do Projeto Mundo Sustentável. Vale a pena a aventura!
You must be logged in to post a comment Login