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Ideb 2023: crescimento sinaliza melhoria na qualidade da Educação Básica no Brasil

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Ministro da Educação destaca importância do Ideb para direcionar políticas educacionais

A educação básica no Brasil, abrangendo os ensinos fundamental e médio, está demonstrando sinais de recuperação, retomando a trajetória positiva observada antes da pandemia. Esse avanço é especialmente evidente nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), onde o país atingiu a meta de 6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Esse resultado é comparável ao desempenho de países desenvolvidos, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) da OCDE.

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De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) alcançaram 5 pontos no Ideb. Embora o Brasil não tenha atingido a meta de 5,5 pontos, o resultado representa uma recuperação em relação ao período pré-pandêmico de 2019, quando o índice foi de 4,9 pontos.

No contexto da pandemia, o Ideb de 2021 registrou 5,1 pontos, um aumento influenciado por políticas que buscaram mitigar os impactos negativos do período. Já em 2023, o ensino médio registrou 4,3 pontos, abaixo da meta de 5,2, mas mostrando uma leve melhora em comparação com 2019 e 2021, quando o índice ficou em 4,2 pontos.

Qualidade e Monitoramento

O Ideb é reconhecido como o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, avaliando tanto a aprovação quanto o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. Esses dados são fundamentais para medir o progresso e identificar áreas que necessitam de melhorias.

“O Ideb orienta as decisões e políticas para a educação básica no país, sendo essencial para identificar o que precisa ser aprimorado e garantir que as necessidades da população sejam atendidas”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. Segundo ele, o ciclo do Ideb, que deveria ter sido concluído em 2022, agora se encerra, reforçando sua importância como ferramenta central no monitoramento da educação no Brasil.

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