Connect with us

Guarujá em Foco

Idoso reencontra família após 20 anos com ajuda de acolhimento municipal em Guarujá

Published

on

No último sábado (15), Harcílio Francisco de Souza, 63 anos, reencontrou sua família após 20 anos graças ao empenho da assistente social da Unidade de Acolhimento Municipal José Calherani, em Guarujá. O reencontro, realizado em Guarulhos (SP), foi viabilizado por um apelo feito nas redes sociais.

»» Leia também: Exposição “Perequê: Um Lugar de Muitas Cores” revela talentos artísticos de alunos de Guarujá

Harcílio, natural de Coaraci (BA), estava acolhido na unidade há nove meses, após ser encaminhado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada devido à necessidade de cuidados especiais. Antes disso, ele vivia sozinho em um sítio abandonado no Morrinhos. No acolhimento, Harcílio recebeu o suporte necessário e voltou a interagir socialmente.

A busca pela família

Rúbia Gabriella, assistente social da Prefeitura, liderou a busca pela família de Harcílio. “Ele achava que todos os seus irmãos haviam falecido e não tinha esperança de reencontrá-los. Mas, surpreendentemente, o apelo nas redes sociais chegou a um irmão, que rapidamente acionou toda a família”, explicou Rúbia.

No sábado, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) acompanhou Harcílio até Guarulhos, onde ele encontrou dois de seus irmãos. De lá, ele seguirá para a Bahia para se reunir com o restante da família. Este ano, a Sedeas já realizou 454 recâmbios, custeando passagens rodoviárias e aéreas.

Abordagem social e assistência

A Sedeas realiza diariamente abordagens sociais às pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento especializado para promover direitos e fortalecer vínculos. Durante as abordagens, são oferecidos serviços socioassistenciais e aqueles que aceitam ajuda são encaminhados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Orlando Silva, 381 – Jardim Boa Esperança.

O Centro Pop oferece alimentação, higienização e atendimento social, analisando cada caso e providenciando os encaminhamentos necessários, seja para a área da saúde, emissão de documentação ou recâmbio.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement