A Ilha dos Arvoredos está aberta para visitação através de parceria com a Fundação Fernando Lee e o Instituto ‘Nova Maré’, no projeto Mundo Sustentável
Uma aventura fantástica! Não há outra expressão para resumir o recém-lançado passeio monitorado pela Ilha dos Arvoredos, que fica localizada a pouco mais de 1,5 km da orla da Praia do Pernambuco.
Eu realizei um sonho de criança. Acredito que seja um dos mais espetaculares roteiros sobre educação ambiental do Brasil. E fica aqui, do nosso lado, dentro de Guarujá.
— Leia também: Nesta pandemia que parece sem fim campanha alerta para saúde mental
Na Ilha dos Arvoredos você vai se deparar com construções executadas para atender três premissas fundamentais para a sobrevivência: energia, alimentação e água potável.

Ilha fica há 1,5 km da Praia do Pernambuco com 36 mil quadrados
O visionário Fernando Eduardo Lee, em 1960, quando nem se cogitava a escassez desses elementos indispensáveis para a vida humana, e nem se usava a relevante expressão “sustentabilidade”, imaginou e consumou o seu propósito.
Depois de mais de 60 anos sendo usada para pesquisas e ações científicas em prol do conhecimento ambiental, a Ilha está aberta para visitação turística, onde além do conhecimento ecossistêmico, os visitantes se deparam com uma beleza exuberante.
Na semana que vem, a gente destrincha mais algumas curiosidades do local, para quem sonha em ver de perto esse paraíso da sustentabilidade.

Luzes nos olhos da Fênix ajudam navegantes na localização noturna
Visitação surge através de estudo sobre método ativo voltado à educação ambiental

Casa de Fernando Lee conta com energia solar e captação de água da chuva
Baseada na tese de doutorado em Educação Ambiental através de metodologias ativas, da educadora e pesquisadora Priscila Bonini Ribeiro, deu-se a união da Fundação Fernando Eduardo Lee e do instituto Nova Maré, gerido pelo jovem engenheiro ambiental Bruno Tacon Cardoso. Juntos abriram para o público a partir deste ano um passeio extraordinário pela ilha, no projeto Mundo Sustentável.
“Pensando nas futuras gerações, eu sempre tive uma enorme inquietude em relação a preservação do planeta. No meu doutorado eu desenvolvi um método ativo para trabalhar a educação ambiental. E através do meu estudo foi desenvolvido esse projeto chamado ‘Mundo Sustentável’”, explica a educadora.
“As pessoas têm que sentir o seu pertencimento e papel crucial no desenvolvimento do planeta Terra. A visita à Ilha dos Arvoredos mostra, através das ações de Fernando Lee, que é possível viver construindo opções que sustentam a nossa existência”, assegura Priscila.

Farol já foi usado para captação de energia eólica em 1960
Como visitar a Ilha dos Arvoredos?

Visita conta com monitores que explicam toda a organização do local
Você pode buscar através do Instagram o perfil @ilhadosarvoresdosoficial, onde você vai conseguir todas as instruções para a visitação.
Na visita ecoturística está incluso o passeio de barco pelas praias do Perequê e de Pernambuco, além de um roteiro guiado dentro de toda a Ilha, junto com um monitor ambiental que vai contando todas as histórias do local, atrações e seus mistérios.
Ao final, você pode acompanhar a exposição “Sustentabilidade”, onde em fotos o visitante conhece toda a construção histórica da ilha, desde 1960 até os dias de hoje.

Fotos mostram toda a evolução de pesquisas até o dia de hoje
COMENTÁRIOS