Instituído programa para solucionar condições precárias de escolas municipaisPrograma de Ações Integradas (PAI) inclui reforma de unidades e adequação de recursos humanos para melhorar índices educacionais. Foto: Divulgação/PMG

HomeGuarujá em FocoDestaque

Instituído programa para solucionar condições precárias de escolas municipais

Como uma medida urgente para resolver os problemas estruturais de unidades escolares, a Prefeitura de Guarujá lançou o Programa de Ações Integradas (PAI), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), nesta terça-feira (15). A iniciativa estratégica, liderada pelo prefeito de Guarujá, Farid Madi, e o secretário municipal de Educação, Mohamad Rahim, tem o objetivo de transformar a realidade das escolas, garantindo um ambiente adequado, seguro e propício ao aprendizado.

»» Leia também: Guarujá lança edital de subsídio para espaços culturais: R$ 570 mil em apoio à cultura local

O evento, que integrou a programação de prestação de contas de 100 dias de Governo, contou com a presença de professores, empresários portuários, representantes da Confederação de Associações de Bairro de Guarujá (CMAG) e Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG).

O PAI foi desenvolvido em resposta às precárias condições de infraestrutura das escolas, identificadas por um diagnóstico técnico detalhado. As escolas selecionadas para o plano apresentam problemas graves, como infiltrações, instalações elétricas e hidráulicas deficientes, além da falta de acessibilidade. Tais condições comprometem a qualidade do ensino e a segurança de alunos, professores e funcionários.

Prioridades

“Implantamos a iniciativa para atender com maior eficiência as escolas que estão em estado crítico. Temos 67 unidades escolares, mas neste momento vamos priorizar 11”, anunciou secretário municipal Mohamad Rahim. Segundo ele, foram utilizados critérios como infraestrutura, recursos humanos, convivência e pedagógico para selecionar as contempladas.

“O programa é um conjunto de ações que pede a integração de esforços para melhorarmos as condições de trabalho e, consequentemente, a qualidade do ensino”, complementou.

O PAI é uma resposta às precárias condições de infraestrutura das escolas, identificadas por um diagnóstico técnico detalhado. Foto: Divulgação/PMG

Além de melhorar as condições físicas das escolas, com reformas em salas de aula, sanitários, refeitórios, cozinhas e áreas comuns, o programa também visa fortalecer a relação entre a escola e a comunidade, incentivando a participação de pais, lideranças locais e parceiros no processo educacional. Outro objetivo é promover a inclusão e reduzir desigualdades, assegurando que cada estudante tenha acesso às mesmas oportunidades de aprendizado.

Para o chefe do executivo, Guarujá não tem tempo a perder, precisa avançar. “Desde os primeiros dias do ano, fizemos serviços emergenciais em escolas. Vamos contratar empresas para recuperar as unidades e construir mais duas grandes escolas. É tempo de recomeçar, resgatar a credibilidade da Cidade para atrair novos investimentos. Acreditamos que o crescimento deve ser atrelado sempre ao desenvolvimento social e à sustentabilidade”, ressaltou.

 Principais ações do PAI:

Recursos e Implementação: A iniciativa contará com recursos financeiros, humanos e materiais para realizar as intervenções necessárias. Serão realizadas reformas emergenciais, adequação de espaços para garantir acessibilidade e segurança, aquisição de novos mobiliários e equipamentos. Além disso, será oferecida formação continuada para os profissionais da educação, visando aprimorar suas competências e garantir um ensino de qualidade.

Participação da Comunidade: A participação ativa da comunidade é um dos pilares fundamentais. Serão promovidas ações para engajar pais, responsáveis, líderes comunitários e organizações locais no processo de transformação das escolas. A intenção é fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, criando um ambiente de corresponsabilidade e colaboração.

Monitoramento e Avaliação: Para assegurar que as ações do programa estejam gerando os resultados esperados, será implementado um sistema contínuo de monitoramento e avaliação. Indicadores de desempenho serão definidos para avaliar o progresso das intervenções; além de realizar reuniões para discutir os avanços e propor ajustes necessários.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?