Últimas notícias
Instituto Emílio Ribas de Guarujá promove palestras sobre novo Coronavírus
Orientações sobre o novo vírus serão multiplicadas aos hospitais
e unidades de saúde públicas e privadas da Baixada Santista
De Guarujá
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas de Guarujá (IIER II) realiza nesta sexta-feira (21), às 9 horas, um ciclo de palestras com o tema “Novo Coronavírus”. O evento acontecerá no Teatro Municipal Procópio Ferreira, na Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba. Para participar, os interessados deverão se inscrever através do site www.emilioribasbs.org.br e levar 1kg de alimento não perecível. As inscrições são limitadas e estarão disponíveis até às 14 horas desta quinta-feira (20).
O objetivo do encontro é promover instruções aos profissionais quanto aos cuidados no atendimento, aspectos clínicos e epidemiológicos do novo Coronavírus. A proposta é disseminar os avanços técnicos e científicos alcançados, visto que o agente causador ainda é novidade. Várias temáticas serão abordadas, dentre elas, as causas, quadro clínico, tratamento, proteção do paciente, dos profissionais da saúde, uso correto dos EPIs, coleta e transporte seguro dos materiais biológicos para análise laboratorial.
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas apresentará seu protocolo de atendimento, criado anteriormente ao do próprio Ministério de Saúde, além do treinamento dado aos funcionários da Instituição. Protocolo foi criado para direcionar a conduta de atendimento aos casos suspeitos da nova doença. Profissionais especializados do IIER II, do Departamento Regional de Saúde (DRS) e Instituto Adolfo Lutz (IAL) conduzirão as palestras.
“É importante o envolvimento de todos os profissionais, desde recepcionistas, seguranças, áreas administrativas, hotelaria, manutenção, enfim, todos os profissionais da unidade devem estar cientes sobre o protocolo”, disse a enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do IIER II, Miriam Borini.
Coronavírus – Foi descoberto em dezembro de 2019 e se propagou no território chinês, começando pela cidade de Wuhan. Os primeiros estudos apontaram que os pacientes infectados tinham alguma relação com o grande mercado de frutos do mar e animais vivos, porém, logo depois notaram que outras pessoas sem esta relação também foram infectadas, levando a conclusão que o vírus também é transmissível de pessoa para pessoa. Os sintomas da doença incluem febre, tosse e dificuldades para respirar. A transmissão pode ocorrer através de espirros, tosses, contatos com gotículas, secreções ou objetos e superfícies contaminadas. O Coronavírus infectou mais de 40.000 pessoas e já fez mais de 1000 vítimas fatais. Até o momento os casos considerados suspeitos são aqueles em que o indivíduo apresente febre, sintomatologia respiratória e tenha histórico de viagem para China nos últimos 14 dias. Os cuidados diante dos casos suspeitos são semelhantes aos adotados para evitar a gripe comum, como cobrir a boca e o nariz ao espirrar, lavar e higienizar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo arejado.
You must be logged in to post a comment Login