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Guarujá em Foco

Investimento de R$ 6,9 milhões visa melhorar filas nas travessias litorâneas

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De acordo com o Volume Médio Diário (VDM) do Centro de Controle Operacional do DH, as travessias litorâneas receberam, em média, 26,5 mil veículos por dia no mês de junho.

Da Redação

Os serviços oferecidos pelo Departamento Hidroviário (DH) do governo do Estado de SP para as travessias litorâneas têm sido alvo de insatisfação dos usuários, devido às longas horas de espera nas filas, à qualidade das embarcações e às constantes manutenções que afetam o dia a dia dos passageiros.

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Para reduzir esses problemas, o DH anunciou um investimento de R$ 6,9 milhões no projeto de Gestão de Apoio ao Trânsito. Uma notícia mais imediata é a entrega da balsa FB-27, que estava em reforma e estará disponível a partir desta sexta-feira (2) para a travessia Santos-Guarujá, com capacidade para 216 pedestres e 48 veículos.

O lançamento do projeto visa atender a uma demanda importante da população usuária dos serviços, que frequentemente reclama da demora nas filas e da falta de fiscalização que permite a prática dos “fura-filas”.

O projeto tem como objetivo apoiar os órgãos de trânsito municipais com agentes que organizam as filas de acesso às embarcações, posicionam cones e cavaletes de sinalização, abrem e fecham acessos, e fornecem informações aos usuários sobre o sistema de travessias.

De acordo com Jamille Consulin, diretora do DH, essa iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para modernizar as estruturas de embarque e desembarque, reformar balsas e alugar novas embarcações, visando maior agilidade no serviço.

O projeto abrange as travessias entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, e Cananéia e Ilha Comprida, que possuem os maiores fluxos de usuários. Segundo o Volume Médio Diário (VDM) do Centro de Controle Operacional do DH, essas travessias registraram, em média, 26,5 mil veículos por dia no mês de junho.

Fura-filas

Durante os períodos de maior movimento, como finais de semana, feriados e férias escolares, o número de agentes é aumentado para atender a demanda. As equipes trabalham em turnos de revezamento, conforme a necessidade de cada travessia, e são devidamente uniformizadas e utilizam veículos sinalizados quando necessário.

Um dos benefícios do projeto é a redução dos “fura-filas”, uma prática comum nas travessias mais movimentadas, como Santos/Guarujá e São Sebastião/Ilhabela. A presença dos agentes contribui para um ambiente mais organizado, garantindo que todos respeitem a ordem de chegada.

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