Connect with us

Colunas

IPVA ficará mais caro em 2023

Published

on

Prezados leitores, estamos no último mês do ano, o clima de encerramento já bate à nossa porta.

As compras de Natal, as pesquisas sobre como iremos celebrar a passagem do ano, dentre outros temas chamam atenção. Para auxiliar, ainda temos uma Copa do Mundo no meio disso!

O início do ano é marcado pelas tais 7 ondas, mas também várias “ondinhas” de responsabilidades para nós, sendo uma delas o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.

Essa é uma despesa que ficará mais cara ao bolso no próximo ano, isso porque com a valorização dos veículos usados, teremos um aumento aproximado de 12% no valor desse tributo.

Ele incide sobre o valor venal do bem, então, se temos uma alta, consequentemente o valor a ser recolhido do imposto também sobe. Outro fator que contribui para esse resultado é a inflação.

–Leia também: Golpe da falsa conta de luz já chegou em São Paulo

Nesse sentido, esse indicador médio para os carros em 2022 foi de 22,5%, conclusão do estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Agora, os proprietários que possuem veículos com mais de 20 anos no Estado de São Paulo não precisam se preocupar. Isso porque existe uma isenção do imposto para veículos nesse molde, ou seja, não pagam.

Alguns outros Estados adotam o tempo de 15 anos, mas é preciso verificar a legislação de cada um deles para ter segurança e certeza dos requisitos.

Não sou uma técnica do mundo dos carros, mas certamente imagino que um veículo com tanto tempo deva provocar necessários cuidados e manutenções, a depender do modelo pode até mesmo ser um gasto maior que o próprio imposto, de modo que a dispensa no pagamento não surte efeito muito prático.

Talvez seja a oportunidade de pesquisar muito bem sobre o estado de conservação e, como costumo dizer, colocar “na ponta do lápis” o que será a melhor opção para economizar com transporte em 2023.

Infelizmente, sabemos que ser proprietário de um veículo vai muito além do pagamento do imposto. Consideramos combustível, manutenção e etc., tudo que nos faz questionar realmente o custo-benefício de nossa escolha.

Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!

Beatriz Biancato é advogada tributarista em Guarujá, com ênfase em Tributação Municipal, Autora pela Editora Dialética e Idealizadora do Projeto gratuito “Tributário Sem Mistério”, cujo acesso pode ser feito através de www.tributariosemmisterio.com.br

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement