Connect with us

Colunas

IRPF: ainda não declarou? Contribua para o Rio Grande do Sul

Publicado

em

Você pode ajudar o Rio Grande do Sul sem pagar nada a mais por isso, usando um percentual do valor que você vai pagar de imposto.

Prezados leitores, diante da situação que está ocorrendo com o Rio Grande do Sul, venho apresentar uma maneira que você pode auxiliar, além de tantas outras formas que estão sendo divulgadas.

»» Leia também: Você II

Como profissional da área tributária, considero que é meu dever essa informação e, faço nesse momento, sobretudo aos que deixaram para os últimos dias a tarefa de declarar o Imposto sobre a Renda.

Você pode ajudar o Rio Grande do Sul sem pagar nada a mais por isso, usando um percentual do valor que você vai pagar de imposto.

Sabia dessa possibilidade? Vou explicar melhor agora.

Sempre existiu a oportunidade de as pessoas físicas poderem destinar até 6% do imposto devido para projetos sociais e culturais aprovados pelos governos federal, estadual ou municipal.

Existem dois fundos para os quais as doações podem ser destinadas: o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso, que apoiam projetos que beneficiam diretamente estas populações.

Para realizar a doação, o contribuinte deve escolher o fundo ou projeto de sua preferência durante o preenchimento da declaração, informar o valor a ser destinado e, também, pode escolher diretamente o Fundo Estadual ou de algum Município específico do Estado.

Lembrando que o limite é 6% para os dois fundos, não é o limite para cada fundo. Ou seja, a soma das doações para ambos não pode ser superior a 6%. Essas informações estão contidas na ficha de “Doações Diretamente na Declaração”, você deve acessar essa ficha para fazer essa doação.

É importante lembrar que esta contribuição não altera o valor final do imposto devido ou a restituir, apenas redireciona parte do recurso para ações de impacto social. Não tem desvantagens para você fazer essa boa ação.

A participação nesse tipo de doação contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos gaúchos, fortalecendo a rede de proteção social e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Além disso, é uma oportunidade de exercer a cidadania de forma ativa e consciente, transformando parte dos impostos em investimentos para a comunidade.

Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!

Beatriz Biancato é advogada tributarista em Guarujá, com ênfase em Tributação Municipal, Autora pela Editora Dialética e Idealizadora do Projeto gratuito “Tributário Sem Mistério”, cujo acesso pode ser feito através de https://www.tributariosemmisterio.com.br

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement