Entre Sons e Tons
Justiça dá okay para Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em processo no STJ
OMNIA VINCIT
Na edição do mês de abril falamos nesta coluna sobre a confusão judicial que trazia de um lado Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, e de outro o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, herdeiro da empresa Legião Urbana Produções LTDA.
— Leia também: Vacina é importante, não importa qual! E são duas doses!
A ação na Justiça visava impedir que os ex-integrantes da Banda Legião Urbana usassem a marca, ou até mesmo o nome da banda, sem a sua prévia autorização e participação nos lucros, em todo e qualquer projeto que realizassem.
À época, o caso chegou ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, e a decisão havia sido adiada, a pedido do ministro Antônio Carlos Ferreira. Pois bem, enquanto falávamos sobre outros assuntos por aqui, novas audiências rolaram e finalmente terminou o entrave.
Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não vão precisar pagar ou ter autorização para usar o nome da banda
Na última terça feira (29), a Quarta Turma do STJ do Rio de Janeiro decidiu que os músicos Dado e Bonfá estão autorizados a utilizarem o nome “Legião Urbana” em suas atividades artísticas profissionais.
O julgamento foi decidido pelo voto do ministro Marco Buzzi, que esteve ausente audiência anterior, no dia 23 de junho, por problemas pessoais. Para Buzzi, o nome do grupo está presente na vida profissional dos integrantes, e “trata-se de um patrimônio imaterial que também é dos músicos, e que sem eles não existiria”, explicou no voto.
JULGAMENTO NO SUPREMO COMEÇOU EM ABRIL
O julgamento da marca Legião Urbana começou em abril deste ano e teve fim com uma votação apertada: três ministros do STJ votaram a favor dos ex-integrantes da banda que permite a autorização do uso da marca, e dois votos foram favoráveis à empresa Legião Urbana Produções Artísticas, do filho e herdeiro de Renato Russo, Giuliano Manfredini, que é contrário ao uso.
No entanto, como já falamos por aqui, a briga entre os cantores e a empresa do herdeiro começou em 2014, quando os ex-integrantes foram autorizados a se apresentarem com o nome “Legião Urbana”, o que gerou o processo.
MANIFESTAÇÃO PÓS DECISÃO FOI UNILATERAL
Ao site da TV Cultura, a Legião Urbana Produções se manifestou sobre a decisão do STJ:
“A decisão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, nesta terça-feira (29), coloca em risco a segurança jurídica do registro de marcas no país, conquistado há anos pela legislação brasileira. E vai além, abre perigoso precedente em relação à proteção da propriedade industrial, amplamente adotada nas democracias contemporâneas e consagrada na Constituição Federal. A Legião Urbana Produções Artísticas atua sempre pautada no respeito às leis, em todos os quesitos que permeiam suas atividades, cujo objetivo central é preservar, divulgar e proteger o legado deixado por Renato Russo. Em respeito ao ordenamento jurídico e às verdades factuais, a empresa estudará possibilidades recursais às instâncias cabíveis”, declarou.
Até o momento desta publicação, os músicos Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não se pronunciaram sobre a vitória no julgamento, nem na imprensa ou em suas redes sociais. Enfim, está confirmado: Legião Urbana a Tudo vence ou Urbana Legio Omnia Vincit!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
CORRENTE DO BEM
A Cidade de Guarujá completou na última quarta-feira (30), 87 anos de emancipação político-administrativa. Em meio à Pandemia a Cidade vem crescendo, se remodelando, tomando um rumo que poderá aproveitado, e muito, assim que tudo isso passar, tanto por quem nos visita, quanto pela nossa comunidade local.
A empatia e a esperança têm se mostrado presente no nosso povo, que vem buscando em massa a vacinação. Somos mais de 100 mil vacinados! E não podemos esquecer da solidariedade daqueles que na hora na imunização fazem doações para outros que passam por dificuldades neste momento. Gratidão por viver em Guarujá!
You must be logged in to post a comment Login