Justiça obriga restabelecimento do transporte coletivo em Guarujá

HomeGuarujá em Foco

Justiça obriga restabelecimento do transporte coletivo em Guarujá

Juiz determina restabelecimento total de transporte coletivo em Guarujá com multa de R$ 500 mil por descumprimento

O juiz da Vara da Fazenda Pública de Guarujá deferiu, nesta segunda-feira (20), uma tutela cautelar solicitada pela Prefeitura de Guarujá contra a City Transporte Urbano Intermodal, concessionária do transporte coletivo. A decisão impede a empresa de interromper ou reduzir a circulação de veículos, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.

»» Leia também: Prefeitura de Guarujá aciona Justiça para garantir serviços do transporte coletivo 

A ação judicial foi motivada pela paralisação de serviços essenciais, como o transporte gratuito para pessoas com deficiência em tratamento e a suspensão de três linhas: 60, 28 e 93. Segundo a Prefeitura, a nova gestão municipal reconhece débitos no repasse de subsídios à concessionária, mas destaca que essa não é a única fonte de receita da empresa, que também obtém recursos diretos de outras formas.

O magistrado ressaltou que a paralisação unilateral da empresa poderia causar graves danos à população, principalmente aos trabalhadores e pacientes dependentes do transporte público. Ele frisou que, mesmo diante de divergências contratuais, a concessionária possui meios legais para reivindicar seus direitos, sem recorrer a interrupções que impactam negativamente os munícipes.

Além disso, a decisão destacou que eventuais etapas para rescisão contratual, alegadas pela City, não foram cumpridas, reforçando a necessidade do imediato restabelecimento dos serviços.

A Prefeitura já criou um Grupo Técnico de Trabalho (GTT) para avaliar a dinâmica dos repasses e apurar possíveis inconsistências na execução do contrato com a concessionária.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?