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Lançamento: livro com coautoria dos alunos da rede pública sobre os patrimônios de Cubatão 

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Nesta quinta-feira (15/06), acontecerá o lançamento do livro do projeto “A cidade da gente” sobre os patrimônios de Cubatão, escrito com coautoria dos estudantes das escolas públicas da cidade.

Com livros já publicados sobre 30 cidades de norte a sul do país, a coleção A cidade da gente propõe uma parceria de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos das escolas públicas de cada cidade abordada para contar as histórias de seus patrimônios materiais, imateriais e ambientais. O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo à leitura em todo o país.

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Agora chegou a vez de Cubatão contar sua história. O desenvolvimento dos conteúdos pelos alunos aconteceu ao longo do primeiro semestre de 2022, com pesquisas, visitas dos alunos aos patrimônios e de personalidades às escolas.

O lançamento do livro acontecerá dia 15/06 às 9h no Senai Cubatão (Praça da Bíblia, 1 – Centro, Cubatão – SP)

Processo de trabalho com as escolas é um dos valores da coleção

Com autoria dos escritores José Santos e Selma Maria, o projeto A cidade da gente teve início em 2015 e já conta com publicações em mais de 30 cidades de norte a sul do país.

Cada livro da coleção conta a história de um município brasileiro a partir de seus patrimônios e o roteiro de temas locais surge a partir da interação com gestores da educação e professores das redes municipais de ensino. Cada tema se torna o projeto de uma turma e os alunos são incentivados a investigar e dissertar sobre eles, tornando-se guias literários dos escritores na cidade. Assim, viram protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma.

Ao narrar as histórias dos patrimônios locais com o ponto de vista das crianças, os livros da coleção têm como objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, valorizando lugares e atividades importantes da memória coletiva da cidade, além de ampliar as noções das crianças sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e à região onde vivem. O projeto é também um importante apoio ao aprendizado, trazendo uma oportunidade de que ele aconteça a partir de temas locais e de interesse próximo para as crianças, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum, do Ministério da Educação.

“O projeto investe em uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizarem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, considera o escritor José Santos.

Livros da coleção se tornam referências locais

Produzido em geral em pequenos e médios municípios, os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem hábito de leitura e com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais.

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação de professores para reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.

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