Connect with us

Guarujá em Foco

Limpeza das praias após réveillon será reforçada

Publicado

em

Na Virada, a partir das 2h30 da manhã, cerca de 700 funcionários atuarão com rastelagem na faixa de areia e varrição nos calçadões (limpeza manual e mecanizada) e na coleta de lixo;  reforço segue na temporada

O Réveillon de Guarujá atrai a cada ano mais turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Para a chegada de 2023, são esperados mais de 1 milhão de visitantes. Para tanto, a Prefeitura preparou um esquema especial de limpeza nas praias.

Cerca de 700 funcionários vinculados à Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), reforçarão a limpeza em toda Cidade. Porém, 430 atuarão somente nas praias, nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, com o auxílio de caminhões coletores e compactadores, além de maquinários específicos.

— Leia também: Ambulantes podem se inscrever para curso de Verão Sustentável

Na Virada, a partir das 2h30 da manhã, equipes atuarão com rastelagem na faixa de areia e varrição nos calçadões (limpeza manual e mecanizada) e na coleta de lixo. Frentes de trabalho serão auxiliadas por um trator rastelo, duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira, 14 caminhões trucados e 18 compactadores de lixo.

O esquema especial nas praias segue até o fim da temporada. Haverá reforço de mão de obra e de equipamentos. Para os serviços de varrição e limpeza são 56 ajudantes, 24 varredores e três coletores; já para serviços de coleta são oito motoristas, 24 coletores e quatro caminhões compactadores.

Temporada de verão
Todos os dias, até o Carnaval, a limpeza das praias acontece das 6 às 12 horas (1º turno) e das 13 horas até o término do segundo turno. A coleta de resíduos nas praias também começa às 6 horas e segue até o término das atividades de limpeza das orlas e da varrição do calçadão, onde haverá dois caminhões compactadores fazendo o repasse dos calçadões, de hora em hora. Um caminhão fará as praias do Guaiúba, Astúrias e Pitangueiras; e outro, da Praia da Enseada até o Pernambuco.

A Prefeitura também reforçou o número de caçambas e lixeiras na Cidade e em toda a orla das praias, a fim de manter a Cidade limpa e conservada. Desde setembro foram instalados cerca de 200 contentores de resíduos e 900 lixeiras – 600 plásticas e 300 de concreto.

A iniciativa visa dar opção aos munícipes e turistas de terem onde descartar seus resíduos (garrafas, papéis, entre outros) ao circular em locais públicos. No entanto, as lixeiras não estão disponíveis para depósito de lixo doméstico, pois a empresa contratada pelo Município faz coleta porta a porta.

Equipes da Seurb, que cuidam da zeladoria da Cidade, realizam a higienização dos contentores de lixo uma vez por mês. Em casos pontuais, a exemplo dos contentores instalados próximos ao Mercado de Peixes das Astúrias, por exemplo, a higienização é realizada até três vezes por mês, dependendo da necessidade.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement