Mais de 350 profissionais são beneficiados em capacitação da Rede Cinco Básicos em Guarujá

HomeGuarujá em Foco

Mais de 350 profissionais são beneficiados em capacitação da Rede Cinco Básicos em Guarujá

Palestra destinada a servidores da área da educação, saúde e assistência social ocorreu no auditório da Câmara Municipal

A Prefeitura de Guarujá realizou, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeas), o segundo encontro da Rede Cinco Básicos na última segunda-feira (27), no auditório da Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Pitangueiras). O evento foi destinado a servidores públicos da educação, saúde e assistência social e, até agora, já capacitou mais de 350 profissionais.

»» Leia também: APS conhece drones submarinos utilizados nos portos da China

Viabilizado a partir de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, o Programa Cinco Básicos foi implementado pela primeira e única vez na Baixada Santista na cidade de Guarujá.

A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morrinhos, Ivelise de Souza Chalch, ministrou a aula e explicou em que se baseia o programa. “No Cinco Básicos trabalhamos os princípios que favorecem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social na primeira infância, como controle de estresse dos pais, apego seguro e trabalho de leitura e brincadeira com as crianças”.

A diretora do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Mauro Aprígio de Brito, Cleide Maria Terazawa Menezes, participou da capacitação pela primeira vez. “A experiência está sendo ótima. Estamos aplicando o programa Cinco Básicos na escola durante as reuniões de pais, encaminhamos conteúdos com orientações e eles retornam com fotos e vídeos das atividades em prática”.

O programa Cinco Básicos

O programa Cinco Básicos capacita profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social para que trabalhem os princípios do programa em parceria com os pais e responsáveis de crianças de 0 a 7 anos, gerando um trabalho social conjunto entre família, escola e rede de saúde visando um fortalecimento de vínculo entre ambos. Até agora mais de 7 mil crianças foram beneficiadas com o projeto.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?