Connect with us

Guarujá em Foco

Mandato na Câmara é voltado à defesa da mulher em Guarujá

Published

on

Única mulher eleita na atual legislatura na Câmara de Guarujá, a vereadora Sirana Bosonkian atua em seu segundo mandato e tem carreira política voltada às demandas femininas

Da Reportagem
Karina Mingarelli

Nesta quarta-feira, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data para celebrar as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.

A ideia de uma celebração internacional dedicada às mulheres surgiu em 1910, na Rússia. No entanto, a data só se popularizou no Ocidente a partir de 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas reconheceu formalmente a data.

— Leia também: Confira a programação completa para o mês da mulher

Desde então, o dia 8 de março chama a atenção da sociedade para as conquistas sociais, políticas e econômicas que as mulheres vêm alcançando nos últimos tempos. Atualmente, o empoderamento feminino, conceito que amplia a consciência coletiva, é expressado por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero e tornou-se a principal bandeira da data.

Em Guarujá, o empoderamento feminino é fomentado a partir de políticas públicas para as mulheres se qualificarem e empreenderem, e também há destaque para o acolhimento social, dado os altos índices de violência contra as mulheres.

De acordo com o boletim Elas vivem: dados que não se calam, lançado na segunda-feira (06) pela Rede de Observatórios da Segurança, foram registrados 2.423 casos de violência contra a mulher em 2022, e 495 deles feminicídios. São Paulo e Rio de Janeiro têm os números mais preocupantes, concentrando quase 60% do total de casos.

Uma realidade vivida por centenas de mulheres em nossa cidade, e que encontram em iniciativas sociais acolhimento e apoio necessário para enfrentar os desafios de quem tenta reiniciar a vida e a convivência social com liberdade e respeito.

#ChamaEla

Quem chama a atenção para essas iniciativas em Guarujá é a vereadora Sirana Bosonkian, única vereadora mulher eleita na cidade em 2020, com mandato voltado às causas femininas. Para se aproximar da população, ela criou a hashtag #ChamaEla, onde recebe diariamente dezenas de pedidos e os voltados ao empoderamento feminino tem um olhar diferenciado.  Sirana, aliás, já destacava o poder feminino na política e na vida cotidiana em seu primeiro mandato na Câmara de Guarujá.

É dela o Decreto Legislativo nº 905 de 11 de fevereiro de 2029, que confere às mulheres de destaque em nossa sociedade a medalha Marlene Maria dos Reis Rodrigues, uma honraria em celebração ao Dia da Mulher. Neste ano, a sessão solene ocorre no próximo dia 23 de março, às 19h30, na Câmara.

Sirana e funcionárias da Câmara de Guarujá no Dia da Mulher. Reprodução/Instagram

“Eu fui homenageada no Dia da Mulher pela Câmara de Santos, e ao questionar sobre o evento em Guarujá, soube pelo presidente da Câmara naquela época (o ex-vereador José Nilton -Doidão), que não havia. Foi então que apresentei o projeto e a homenagem passou a reconhecer as mulheres da nossa cidade anualmente”, contou Sirana.

Outro projeto que acontece na cidade desde seu primeiro mandato, em benefício das mulheres, doa leite em pó para bebês de mães soropositivas que não podem amamentar, acompanhadas pelo Hospital Dia Wiliam Rocha. “Esse olhar para as necessidades das mulheres é necessário”.

Também é dela o projeto de gratuidade da passagem de ônibus para mães de bebes prematuros internados no Hospital Santo Amaro. “A mãezinha passa meses indo diariamente ao hospital para amamentar o bebe enquanto ele se fortalece para ir para casa. A maioria não teria condições de arcar com a passagem”, explica a vereadora.

Saúde em foco

Entre as iniciativas recentes apoiadas por Sirana está o projeto Rema Guarujá. De cunho esportivo, o projeto de canoagem vem colhendo elogios de especialistas e é um verdadeiro sucesso para as mulheres beneficiadas e para a população.

“O projeto foi viabilizado por meio das minhas emendas impositivas ao orçamento municipal e atende prioritariamente a mulheres em tratamento do câncer. Nosso diferencial é que atendemos também a mulheres vítimas de violência doméstica. Como ex-atleta eu sei da importância da prática esportiva na promoção da saúde. Mas no caso das mulheres do nosso projeto, ele elevou a autoestima e promoveu o empoderamento, pois criou uma rede de apoio entre elas muito importante para o momento que elas vivenciam em suas vidas particulares”, contou com emoção.

Guarujá também conta com ações em benefício das jovens mulheres. “Uma coisa que eu trabalho demais e me faz ficar muito feliz neste Mês da Mulher, é nosso trabalho para a prevenção da gravidez na adolescência”.

“Nossas emendas impositivas já ajudaram mais de mil adolescentes a se prevenirem, por meio do envio de verbas para aquisição dos ‘chips’ contraceptivos (Implanon), e do DIU para as mulheres. Não dá para você ficar pensando que uma jovem não vai estudar, não vai se profissionalizar, porque teve um bebê com 15 anos. É um serviço gratuito oferecido para a nossa população e é uma vitória para as mulheres da nossa cidade”, comemora Sirana.

A vereadora finaliza nossa entrevista desejando às mulheres de nossa cidade que se fortaleça cada vez mais o apoio mútuo. “Que as mulheres de nossa cidade possam ser mais solidárias umas com as outras, que sejam gentis, que tenham empatia com as outras mulheres, pois está faltando esse afeto no mundo de hoje. Não falem mal das outras mulheres”, pediu Sirana. Recado dado!

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement