Connect with us
sala de aula pandemia

Brasil/Mundo

Conclusão do ensino médio pode voltar ao Enem em 2025

Publicado

em

sala de aula pandemia

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá voltar a ser utilizado como meio de certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos.

A proposta, que ainda está em análise, tem como objetivo possibilitar que adultos utilizem o Enem como alternativa para obter a certificação e acessar o ensino superior. Se aprovada, a mudança será aplicada no Enem de 2025.

»» Leia também: Feira Orgânica de São Vicente é reinaugurada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, recebeu a recomendação do MEC para implementar essa certificação.

Até 2016, o Enem permitia essa alternativa, que foi descontinuada e substituída pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual, segundo Santana, continuará ativo como opção adicional para quem deseja obter o diploma.

Santana também revelou que o MEC avalia convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por medir o desempenho dos alunos do ensino médio. Com a mudança, a prova do Enem serviria para o Saeb dos alunos do terceiro ano, simplificando o processo de avaliação. “Essa convergência entre as provas aumentaria a eficiência dos exames”, explicou o ministro.

Após o segundo domingo de aplicação do Enem, o MEC divulgou que o exame transcorreu sem incidentes graves, apesar de 1,9 mil participantes eliminados por violações das regras. As provas de ciências da natureza e matemática foram aplicadas neste domingo, e o gabarito oficial, antes previsto para 20 de novembro, será antecipado, com data a ser confirmada pelo Inep. Os resultados finais do Enem 2024 estão previstos para 13 de janeiro de 2025.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement