Guarujá em Foco
Médico, e ex-vereador, Ituo Sato morre aos 72 anos
Como vereador, Ituo Sato atuou na Câmara Municipal por três mandatos consecutivos: 2001/2004, 2005/2008 e 2009/2012; Município decretou três dias de luto oficial, sem prejuízo ao expediente da Prefeitura de Guarujá.
Da Redação
A Prefeitura de Guarujá decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do médico e ex-vereador Ituo Sato, aos 72 anos, em decorrência de um câncer, na manhã desta quarta-feira (30). O Decreto Municipal 15.718/2023 foi publicado no Diário Oficial de Guarujá desta quinta-feira (31) e entra em vigor a partir desta data. O velório e sepultamento ocorreram na manhã desta quinta-feira (31), no cemitério da Vila Julia.
Médico renomado na cidade, Sato clinicava como endocrinologista e clínico geral, o que lhe garantiu popularidade e muitos votos. Por causa dos problemas de saúde, estava ausente da política nos últimos anos.
Como vereador, Ituo Sato atuou na Câmara Municipal por três mandatos consecutivos: 2001/2004, 2005/2008 e 2009/2012. Em reverência a sua atuação no Poder Legislativo e dedicação enquanto médico da Cidade, o Município decretou três dias de luto oficial, sem prejuízo ao expediente da Prefeitura de Guarujá.
Em sua carreira política, Sato somou mais de 2657 proposituras apresentadas e fez parte da mesa diretora por dois mandatos consecutivos, tendo participado como membro de diversas comissões na Casa, como Finanças e Orçamento, Justiça e Redação, Fiscalização e Controle, além de presidir a de Saúde e Higiene em dois biênios.
Políticos e colegas lamentam morte de Sato
Os vereadores Edilson Dias de Andrade e Walter dos Santos, o Nego Walter, foram colegas de legislaturas, bem como o atual prefeito de Guarujá, o médico Válter Suman.
“Figura médica renomada, Sato não apenas dedicou sua vida a cuidar da saúde de nossos cidadãos, mas também desempenhou um papel fundamental na esfera política como vereador. Foi um grande colega de profissão e um parceiro atuante no legislativo, escrevendo sua história junto à Cidade”, escreveu o prefeito Válter Suman.
“É com grande pesar que recebo a notícia do falecimento de Dr. Ituo Sato, médico e político de nossa cidade. Eu pessoalmente, tive o prazer de tê-lo como um grande companheiro na Câmara de Vereadores em sua 3ª legislatura. Deixo aqui, minhas mais sinceras condolências para toda a família. Que Deus conceda a força necessária para juntos enfrentarem essa imensa perda”, destacou Nego Walter.
Amigo e presidente da Câmara à época, o ex-vereador José Carlos Rodriguez destacou a amizade com Sato e a família. “Sato é um grande homem, um pai exemplar, bom marido. Sempre foi para nós mais do que um irmão, um amigo de verdade, um companheiro. Que Deus ilumine a todos da sua família nesse momento de muita reflexão, mas que sintam-se orgulhosos porque partiu um homem que deixará muitas saudades e fará muita falta ao nosso convívio”.
Entre suas contribuições à municipalidade, foi por meio de seu projeto de lei que a cidade fortaleceu as políticas públicas na saúde pública com a formação de um Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materno, Infantil e Fetal, que contribuiu para a redução dos índices de mortalidade à época.
O legado político do médico querido pela população ainda destaca a instalação de banheiros químicos públicos em todas as feiras-livres no município de Guarujá, o Programa de Vacinação Domiciliar de Idosos; a Campanha Antitabagismo nas Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal e o Programa do Alvará Social.
O vereador ainda contribuiu para a adoção do Projeto “Cidade Limpa” em Guarujá e a implantação de academias de ginástica ao ar livre, para portadores de necessidades especiais, em praças públicas do Município de Guarujá.
Para saber mais sobre o trabalho do ex-vereador, basta acessar https://guaruja.siscam.com.br/Vereadores/Vereador/95
You must be logged in to post a comment Login