Connect with us

Brasil/Mundo

Mercado reduz previsão de inflação para 4% em 2024

Publicado

em

O mercado financeiro revisou para baixo suas projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024, reduzindo de 4,02% para 4%. Os dados foram divulgados no Boletim Focus desta segunda-feira (15) pelo Banco Central, refletindo expectativas de instituições financeiras sobre os indicadores econômicos principais.

»» Leia também: Brasil deixa ranking das 20 nações com mais crianças não vacinadas em 2023

Para 2025, a projeção da inflação subiu de 3,88% para 3,9%, enquanto para 2026 e 2027 as estimativas são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

Apesar de acima da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2024, que é de 3% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, as previsões permanecem dentro do intervalo aceitável.

A economia brasileira deve crescer 2,11% este ano, segundo as projeções do mercado, indicando uma leve revisão para cima em comparação com estimativas anteriores. Em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do país expandiu 2,9%, superando expectativas iniciais.

O Banco Central continuará monitorando as condições econômicas, utilizando a taxa básica de juros, Selic, atualmente em 10,5% ao ano, como principal ferramenta para controlar a inflação e promover o crescimento sustentável da economia.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement