Connect with us

Estância do Leitor

Micros

Published

on

Candidatas fortes

A professora Lúcia França (PSB), candidata a vice-prefeita de São Paulo, visitou Guarujá para apoiar todas as candidatas da coligação, incluindo a professora Beth, vice de Marcelo Pepe (PSB), durante as atividades de campanha para as eleições municipais. Durante o encontro, discutiram a importância de eleger mais mulheres para a política brasileira.

IPAT na rua

O IPAT divulgou nesta quinta-feira (22), resultado de pesquisa para a corrida eleitoral em Guarujá. O instituto entrevistou 794 eleitores com 16 anos ou mais, pessoalmente, em Guarujá (59,9% do total) e em Vicente de Carvalho (40,1%), nos dias 19 e 20 deste mês. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

95% de confiança

Encomendada pelo jornal A Tribuna, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral e protocolada sob o número SP-05245/2024. Nível de confiança: 95%.

Farid Madi lidera

O ex-prefeito Farid Madi (Podemos) desponta como favorito na disputa pela Prefeitura de Guarujá, conforme levantamento do IPAT. Com 42,6% dos votos na pesquisa estimulada e 53,2% dos votos válidos, Farid poderia vencer já no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. No entanto, a margem de erro de 3,5 pontos percentuais mantém a possibilidade de um segundo turno em aberto.

Vitiello e Nicolaci

Já a corrida pelo segundo lugar entre os candidatos a prefeito de Guarujá é marcada por um empate técnico. O vereador Raphael Vitiello (PP) aparece com 13,9% dos votos, seguido de perto pelo policial militar reformado Ronald Luiz Nicolaci Fincatti (PL), com 9,8%.

Acirrados

Ambos se consolidam como os principais adversários na disputa pelo segundo turno, caso a margem de erro impeça uma vitória direta de Farid. A batalha entre Vitiello e Nicolaci promete ser acirrada, com ambos buscando conquistar os eleitores indecisos e ampliar suas bases de apoio.

Indecisos são maioria

A pesquisa espontânea do IPAT revelou um cenário de alta indecisão entre os eleitores de Guarujá. Segundo o levantamento, 62,8% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votarão nas eleições municipais. Mesmo assim, Farid Madi (Podemos) lidera com 18,9% das intenções de voto, seguido por Raphael Vitiello (PP) com 5% e Ronald Luiz Nicolaci Fincatti (PL) com 3,3%.

Nada certo

O elevado número de indecisos pode redefinir o cenário eleitoral nos próximos meses, à medida que as campanhas ganham força e os candidatos buscam consolidar suas mensagens junto ao eleitorado.

Impugnações

O ex-prefeito Farid Madi (Podemos) enfrenta duas ações de impugnação de sua candidatura a prefeito. As acusações envolvem improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, relacionadas a uma licitação para compras de jardinagem. Impugnado não é condenado, que fique bem claro.

Resposta

A assessoria de Madi afirma que ele continua elegível e que as impugnações são manobras políticas para desgastar sua candidatura, destacando que já enfrentou e superou processos semelhantes em 2022.

Juiz esclarece

Em entrevista ao programa online Bom Dia Guarujá, o juiz aposentado Silvio Mendonça esclarece sobre candidaturas impugnadas, notícias falsas e sobre outras questões eleitorais. Confira a nota na página 3 desta edição e siga o link para saber mais.

Fato

Quanto mais informação, melhor a decisão, especialmente em um cenário de tanta indecisão, como aponta o eleitorado da cidade. Criar fatos políticos é parte do jogo. O que o eleitor não aguenta mais é essa certeza de que vale tudo na política e na campanha eleitoral.

Destino

Mudando o foco, um Feirão do Turismo com oferta de pacotes de viagem para 10 destinos promove diversos destinos no Estado de SP. Com passagens promocionais e condições especiais de crédito, objetivo é aumentar o fluxo de visitantes, especialmente na baixa temporada.

Feirão

O 1º Feirão do Turismo – Conheça o Brasil, liderado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Conselho Nacional do Turismo oferece produtos e roteiros turísticos à disposição do público em eventos presenciais que acontecem em 15 cidades brasileiras, e em formato online, nos dias 24, 25 e 26, nas plataformas digitais das empresas participantes.

À venda

São Paulo vende os destinos de Atibaia, Olímpia, Campos de Jordão, Aparecida, São Paulo, Ilhabela, Holambra, Quilombo da Fazenda (Ubatuba), Quilombo Cafundó (Salto de Pirapora), Centro Cultural Afrobrasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares (Taubaté).

E Guarujá?

Sentiu falta de algum destino? Então se pergunte: o que Guarujá tem a oferecer para ser considerado destino de lazer com vocação cultural, gastronômica, religiosa, entre outras? Faça a reflexão e exija do seu candidato o compromisso com secretários capacitados e eficientes para desenvolver de verdade o turismo da cidade.

Perguntar…

Estima-se que 46,7 milhões de brasileiros e 2,2 milhões de estrangeiros visitem o Estado de São Paulo este ano, o maior fluxo total desde o início da pandemia, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP. Quantos virão para a nossa bela e negligenciada Guarujá? Perguntar não ofende.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement