Connect with us

Estância do Leitor

Micros

Published

on

Trincheiras

O clima bélico criado pela presença de viaturas da Polícia Federal e do veículo “tanque de guerra” no pátio do Paço Municipal, na última quinta-feira (19) deflagrou um bombardeio de fakenews nas redes sociais. O motivo real destas presenças deveu-se a uma parada estratégica.

Ação

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou uma operação para coibir a atuação de rádios clandestinas na cidade e a tropa estaria em frente ao paço apenas para reagrupar a equipe e utilizar o banheiro.

Santa

Na quinta-feira (26) a TV Santa Cecília promove o debate entre candidatos a prefeitura de Guarujá. Tradicional evento da emissora, que faz parte do Sistema de Comunicação da Universidade Santa Cecília, sediada em Santos, promete transmissão, também, em suas plataformas digitais.

Católica

De segunda-feira (23) à quarta-feira (25), a Igreja Matriz de Vicente de Carvalho, Nossa Sra. Das Graças promove sabatina entre candidatos à prefeitura de Guarujá, com participação de três candidatos por dia, totalizando os 9 concorrentes, ao final do tríduo.

Sabatinas

A rádio ISFM está realizando uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura, das cidades da Baixada Santista. Na próxima semana será a vez dos candidatos de Guarujá. Com apresentação do jornalista Gustavo Silva, as entrevistas serão ao vivo e terão duração de quarenta minutos.

Corrida eleitoral

A mais recente pesquisa eleitoral em Guarujá, realizada pelo instituto Real Time Big Data, sob o número SP-05375/2024, confirma a liderança de Farid Madi (Podemos), que aparece com 50% das intenções de voto. Com esse resultado, Madi está a um passo de vencer no primeiro turno, mas a margem de erro ainda mantém aberta a possibilidade de segundo turno.

Disputa acirrada

A briga pelo segundo lugar está acirrada, com um empate técnico entre três candidatos. Pepe da City (PSB) aparece com 13% das intenções de voto, seguido de perto por Raphael Vitiello (PP) com 12% e Nicolaci (PL) com 9%. Esses três nomes devem intensificar suas campanhas, de olho na chance de ir para o possível segundo turno contra Farid Madi.

Pepe da City cresceu

A pesquisa revelou que Pepe da City, que aparece em segundo lugar, e Raphael Vitiello ainda têm espaço para conquistar mais votos. Enquanto 43% dos eleitores consideram votar em Pepe, 45% têm essa mesma abertura para Vitiello. Se conseguirem converter essa parcela indecisa, ambos podem surpreender e disputar a liderança com Farid Madi nos próximos dias.

Jornada Verde

O Hospital Santo Amaro, realiza na próxima sexta-feira (27) a sua 2ª Jornada Verde, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado na mesma data. A atividade será realizada no auditório do campus da Unoeste, a partir das 9h, e traz na programação palestras, com o médico Ronald Pallota, coordenador do curso de medicina da universidade que falará sobre atualização em morte encefálica.

Jornada verde 2

Advogada especialista em direito médico e da saúde, Dra. Patrícia Gomes participará do evento do HSA, na Unoeste, com palestra sobre os aspectos jurídicos da doação de órgãos e haverá ainda uma mesa redonda sobre a experiência de diversos agentes envolvidos na captação e transplante de órgãos, na Baixada Santista.

Veto

Na última sessão ordinária da Câmara de Guarujá, realizada no dia 17, foi proclamado o veto do executivo ao Projeto de Lei Nº 56/2024, que autorizaria à prefeitura de Guarujá a criar a Central Municipal de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Os vereadores, Sirana Bosonkian, Nego Walter, Toninho Salgado, Raphael Vitiello e Wagner dos Santos Venuto tentaram, mas não conseguiram derrubar o veto do prefeito ao projeto, infelizmente.

Vitória

A vereadora Sirana Bozonkian incluiu, com aprovação dos colegas de legislativo, a inclusão de dois eventos no calendário oficial do município, a Semana Municipal “TE APOIO” e o ‘Junipet’. O primeiro em apoio às famílias que perdem entes para o suicídio e o segundo, um festejo em época junina, dedicado aos animais de estimação.

Debates

O destempero tem sido o tom dos debates entre candidatos à prefeitura de São Paulo, como acompanhamos, e mesmo quem não assistiu ao debate da TV Cultura, no domingo passado, se fartou com a repercussão.

Chuva de memes

Tempestade de memes para ser mais exata. O candidato e apresentador Datena deu uma cadeirada no candidato Marçal, após receber grave injúria. O saldo do vuco-vuco foi costela quebrada do Marçal, e contenção de ambos que continuaram se ofendendo após a agressão física. Perdeu a graça.

Morrendo de rir

Entretanto os memes nas redes sociais rolaram soltos. E até ofertas da cadeira do mesmo modelo utilizado na ocasião repercutiram em plataformas de venda digital. De toda forma, as maiores vítimas deste episódio são os eleitores.

Eleitorado

Divididos entre a razão e a emoção, os telespectadores, em sua grande maioria eleitores, devem, assim como nós da redação, ter assistido o lamentável episódio já imaginando se os debates da região vão se inspirar na conquista de ‘likes’, ‘cortes’ e ‘visualizações’. Ao que tudo indica, os candidatos, não apenas os dois envolvidos, pareciam mais preocupados com conteúdo de redes sociais do que em discussão de propostas.

Rede Cultura de TV

O governador de São Paulo congelou o repasse dos recursos que sustentam a mais importante emissora de rádio e TV pública do Brasil, o que acarretou, até o momento, demissão de mais de 116 trabalhadores de diversas áreas da RTV Cultura (jornalistas, radialistas e outros setores). Uma demissão em massa de profissionais altamente qualificados. A informação é do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Suspensão

Oito programas foram suspensos/congelados. Eles são altamente relevantes como: Entrelinhas, Estação Livre, Brasil Mostra Sua Cara, Negros em Foco, Legião Estrangeira, Giro Econômico, Balaio e Na Cadência do Samba.

Liberação

Na segunda-feira (16) foi anunciada a liberação dos repasses orçamentários. Mas os programas seguem suspensos e os 116 trabalhadoras(es) não foram recontratadas(os). A RTV Cultura e a Jazz Sinfônica são patrimônios do povo do Estado de São Paulo e de todo Brasil. Suas contribuições à cultura nacional são indiscutíveis e isso só é possível com o esforço de seus profissionais!

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement