O Ministério da Cultura (MinC) manifestou, nesta terça-feira (4), repúdio ao posicionamento dado pela organização do Grammy 2025 ao cantor e compositor Milton Nascimento durante a cerimônia realizada no último domingo (2), em Los Angeles (EUA). Segundo a nota oficial, o artista foi colocado “em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas”.
»» Leia também: Festa popular preferida do brasileiro é a junina, e não o carnaval
Milton, de 82 anos, utilizou suas redes sociais para esclarecer que não foi barrado no evento, mas decidiu se ausentar após constatar que não teria um assento nas mesas principais, onde ficam os artistas indicados, e sim na arquibancada.
Ver essa foto no Instagram
O músico estava indicado ao prêmio de Melhor Álbum de Jazz Vocal pelo disco Milton + Esperanza, lançado em parceria com a cantora e baixista Esperanza Spalding.
Esperanza, que compareceu à cerimônia, publicou uma foto segurando um cartaz com a imagem de Milton e a mensagem de que ele “deveria estar sentado ali”. O prêmio, no entanto, foi concedido à cantora estadunidense Samara Joy McLendon, pelo álbum A Joyful Holiday.
Com uma trajetória consagrada na música brasileira e internacional, Milton Nascimento lançou 34 álbuns e já recebeu cinco prêmios Grammy ao longo da carreira.
COMENTÁRIOS