Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no BrasilAvaliação segue a OMS e aponta baixo potencial pandêmico do vírus Nipah, sem risco para a população brasileira. Foto: Ruslanas Baranauskas/Divulgação

HomeÚltimas notícias

Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

O Ministério da Saúde informou na sexta-feira (30) que o vírus Nipah não representa ameaça para o Brasil. A avaliação é a mesma divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta baixo potencial de disseminação global da doença.

»» Leia também: Escolas de Guarujá reforçam prevenção com a Defesa Civil

Segundo o ministério, os dois casos confirmados recentemente na Índia ocorreram na província de Bengala Ocidental, sendo o último diagnóstico registrado em 13 de janeiro. Ao todo, 198 pessoas que tiveram contato com os infectados foram monitoradas, e todos os testes deram resultado negativo.

A pasta reforçou que não há indicação de risco para a população brasileira e que o país mantém vigilância permanente para agentes altamente patogênicos, em articulação com instituições como a Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas, além do acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde.

O vírus Nipah é classificado como zoonótico e já foi identificado em outros momentos no Sudeste Asiático. Especialistas explicam que a transmissão está relacionada a uma espécie de morcego que não existe nas Américas, o que reduz ainda mais o risco de circulação no Brasil.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?