Connect with us

Guarujá em Foco

Moradores cobram promessa eleitoral no Jardim Las Palmas

Published

on

Com faixa em uma avenida de grande circulação, moradores destacam vias sem pavimentação no bairro e cobram autoridades; iniciativa partiu dos próprios moradores, reunidos em um aplicativo de mensagens

Karina Mingarelli
Da Reportagem

As queixas são as mesmas, não importa quem seja o morador questionado sobre a faixa colocada na avenida dos Caiçaras, com a finalidade de chamar a atenção das autoridades para a demanda dos moradores de um trecho do Jardim Las Palmas, em Guarujá.

Residentes no bairro que pertence a área nobre da cidade, os moradores se queixam das ruas esburacadas, da poeira em dias secos e da lama em dias de chuva, que dificulta o tráfego de veículos e bicicletas, além dos próprios pedestres, no bairro. A drenagem lenta da água da chuva também está entre as queixas.

“Todo ano é a mesma coisa. Chega a época de chuvas os transtornos aumentam”, contou um morador antigo do bairro que preferiu não se identificar. “Tem também esse campo cedido pela prefeitura que não faz a manutenção das calçadas e o mato sobe alto, trazendo bichos e muitos mosquitos. É só descaso de todos os lados”, conclui.

Moradores também se queixam do mato, que abriga animais peçonhentos e focos de mosquitos

Outro morador disse que ficou bem surpreendido ao ver a faixa. “Nossa vizinhança é cheia de pessoas ilustres no esporte, no social e até autoridades, que pela proximidade com as autoridades já fizeram as cobranças. Mas, até eles concordaram que algo precisa ser feito”, disse à reportagem..

A iniciativa partiu dos próprios moradores, reunidos em um aplicativo de mensagens. “Cada um deu sua contribuição para a confecção das faixas. Estamos cansados do descaso da prefeitura e resolvemos cobrar a pavimentação publicamente”, explica o morador Carlos Alexandre.

As demandas do bairro já foram levados ao governo, durante reuniões dos moradores com o prefeito e um vereador. “Todo o restante do bairro tem asfalto, mas nós ficamos só nas promessas do vereador Sérgio Santa Cruz e do prefeito Válter Suman, que vieram duas vezes ao bairro falar com os moradores , mas não resolveram a questão ainda”, contou o morador.

Planejamento não contempla todas as vias

A reportagem questionou a prefeitura sobre as demandas dos moradores. Em nota, a secretaria de Planejamento informa que reconhece os trechos sem pavimentação e que está buscando recursos para a realização das melhorias.

Segundo informado, na rua Jorge Chaddad o trecho não pavimentado possuiu cerca de 193 metros (entre a Av. dos Caiçaras e até o seu ‘final’, pouco após a Rua Josafa de Almeida Galindo).

Poeira em dias secos e muitos buracos trazem transtornos para pedestres, ciclistas e veículos

Já a Rua José Alves de Oliveira não possui pavimento no trecho entre a Av. Miguel Alonso Gonzalés até a Washington de Souza (aproximadamente 60 metros). A secretaria ainda informa que a Rua Josafa Almeida Galindo não possui pavimento em sua totalidade (cerca de 92 metros).

O ponto de destaque à resposta que os moradores esperam é a Rua José Alves de Oliveira, onde um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já prevê a melhoria.

“A Prefeitura de Guarujá já concluiu o processo de licitação e, atualmente, aguarda a liberação do dinheiro por parte do MDR para dar a ordem de serviço. Segundo a Portaria 424, a Administração Municipal não pode anunciar a ordem de serviço sem o dinheiro na conta. Por esse motivo, tem cobrado incansavelmente essa liberação, no valor de R$ 384.205,00, referente ao contrato de repasse” anunciou em nota.

Sobre a Rua Jorge Chaddad, o Planejamento municipal informa que ela se encontra em projeto de planejamento e captação de recursos extraorçamentários para que as intervenções necessárias sejam realizadas.

Moradores pedem pavimentação nas vias destacadas. Reprodução/GoogleMaps

Vereador quer marcar reunião
entre moradores e o prefeito

O vereador Sergio Santa Cruz também respondeu à nossa reportagem e destacou que desde 2018 vem apresentando indicações no sentido de atender aos moradores. Desde pedidos de serviços de motonivelamento, à pavimentação nas vias do bairro, o vereador tem dado atenção às demandas dos moradores.

“No segundo turno das eleições de 2018, fomos recebidos pela D. Sandra e não havia nem planejamento para pavimentação das ruas de lá”, reconhece o vereador. Desde que retornou à Câmara, ele vem apresentando indicações ao governo, mas esclarece que “o vereador pode pedir, indicar, mas quem executa é o Executivo”.

Após a repercussão da faixa, o vereador está tentando levar os moradores para falar diretamente com o prefeito Válter Suman. Segundo Sergio, a boa notícia é que o próximo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), prevê cerca de 300 vias contempladas com serviços, e a pavimentação nas ruas do bairros Las Palmas está incluída.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement