Connect with us

Guarujá em Foco

Moradores voltam a cobrar promessa eleitoral no Jd Las Palmas

Published

on

No último final de semana, moradores do Jardim Las Palmas voltaram a colocar faixa na avenida dos Caiçaras destacando vias no bairro sem asfalto e cobrando prefeito Válter Suman sobre promessa feita em reuniões de campanha com moradores do bairro

Karina Mingarelli
Da Reportagem

Em novembro de 2022, moradores em ruas sem pavimentação no Jardim Las Palmas, em Guarujá, resolveram cobrar uma promessa de campanha eleitoral por meio de uma faixa afixada em uma avenida de grande circulação que margeia o bairro, a Av dos Caiçaras.

Um ano depois, e sem melhora na situação, os moradores voltaram a fixar a faixa e garantem que irão manter até uma solução satisfatória. O bairro, localizado em área nobre da cidade, tem um trecho sem asfalto, o que deixa as ruas esburacadas e cria transtornos para a população, com a poeira e com a locomoção nas vias.

»» Leia também: Guarujá 2034 promove o 1º Workshop Planejar para Transformar

Tanta terra prejudicou ainda a drenagem da água da chuva. “Quando chove forte, as ruas ficam alagadas e perigosas, pois não se distingue buracos, rua, lama. O prejuízo é todo nosso”, contou um dos moradores.

Outro proprietário de imóvel no local apontou a dificuldade para os idosos. “As ruas ficam esburacadas na maior parte do ano e com esse período de chuvas está quase impossível trafegar no bairro. Minha sogra sofre de dores nas costas e é um suplício quando precisa sair de casa para as consultas médicas”, contou.

“Essa é a condição das ruas no nosso bairro”, destacou Carlos Alexandre, apontando os buracos na via. “Estamos cansados do descaso da prefeitura, mas a cobrança pública é a nossa arma. Cada morador aqui no bairro é contribuinte e pavimentação das ruas é uma obrigação do poder público”, desabafa o morador.

Resposta da Prefeitura

Em nota à reportagem, a Prefeitura de Guarujá informa que quatro ruas do Jardim Las Palmas estão dentro da programação de licitação para receber melhorias. São elas: Rua Josafa de Almeida Galindo, Rua José Alves de Oliveira, Rua Jorge Chaddad e Rua Washington de Souza.

No entanto, a resposta genérica segue sem dar, de fato, uma resposta aos moradores. Na reportagem de novembro do ano passado, a prefeitura de Guarujá por meio da secretaria de Planejamento já havia reconhecido os trechos sem pavimentação e afirmado que estava buscando recursos para a realização das melhorias.

Chegou a informar na nota que havia ainda, um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que já previa a melhoria na Rua José Alves de Oliveira. Dizia: “A Prefeitura de Guarujá já concluiu o processo de licitação e, atualmente, aguarda a liberação do dinheiro por parte do MDR para dar a ordem de serviço. Segundo a Portaria 424, a Administração Municipal não pode anunciar a ordem de serviço sem o dinheiro na conta. Por esse motivo, tem cobrado incansavelmente essa liberação, no valor de R$ 384.205,00, referente ao contrato de repasse” anunciou em nota.

Sobre a Rua Jorge Chaddad, o Planejamento municipal informou que estava em andamento um projeto de planejamento e captação de recursos extraorçamentários para que as intervenções necessárias sejam realizadas.

No entanto, ao ser questionada nesta semana, a prefeitura não deu maiores informações sobre o andamento das licitações ou mesmo se alguma ação nas ruas do bairro será realizada nos próximos dias.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement