Connect with us

Brasil/Mundo

Mortos por terremoto na Turquia passam de 16 mil

Publicado

em

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Turquia e Síria no início da semana já passa de 16 mil e tende a ser maior. A informação foi passada por autoridades dos governos e equipes de saúde que atuam nos locais afetados.

Cerca de 12.873 de mortes já foram registradas na Turquia e na Síria, o número chaga a 3.162 até esta quinta-feira (9). Na Turquia, o terremoto desta segunda-feira, de magnitude 7,8, já é considerado um dos mais devastadores dos últimos 20 anos no mundo. O tremor atingiu uma faixa do Sul da Turquia e da vizinha Síria.

O frio intenso dificulta os trabalhos de resgate e a possibilidade de encontrar pessoas com vida diminui. A  Organização Mundial da Saúde faz o alerta de que se não chegarem equipes de auxílio com rapidez a tragédia será ainda maior.

Auxílio brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, ontem (8), a ajuda humanitária do Brasil aos governos do Chile, em razão dos incêndios florestais, e da Turquia, pelo terremoto que atingiu aquele país na última segunda-feira (6). O apoio brasileiro deve alcançar R$ 13,5 milhões e a operação em campo deve se estender por duas semanas.

No caso da Turquia, impactada por terremotos, o apoio brasileiro pode somar R$ 10 milhões e incluirá o envio de uma equipe de busca e resgate urbano, composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros de São Paulo. O grupo ainda contará com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Espírito Santo. O efetivo seguirá para Ancara, capital turca, a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, também da FAB.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement