Mudança de cobrança da taxa de lixo será pautada em Fórum Nacional

HomeGuarujá em Foco

Mudança de cobrança da taxa de lixo será pautada em Fórum Nacional

Como presidente do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Sidney Aranha pretende ampliar a discussão sobre a transferência da taxa de lixo

Da Reportagem – Eleito presidente do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, em votação on-line, o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, compõe a nova diretoria da entidade desde terça-feira (09).

Aranha comenta que o primeiro movimento na Baixada Santista será o estudo sobre a transferência da taxa de lixo cobrada no IPTU, para a conta de água. “Com isso, teríamos um aporte de recursos para poder ampliar o serviço de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos na região”.

 — Leia também: Inscrições para Vestibulinho 2022 da E.M. 1° de Maio começam terça-feira (16)

Uma reunião com a Sabesp, concessionária responsável pelo abastecimento de água na Baixada, está prevista para ocorrer na semana que vem. Sidnei ressalta que caso a modificação seja realizada, não haverá mudanças na conta do consumidor e sim na gestão dos recursos.

Sidnei Aranha, secretário de Meio Ambiente de Guarujá

Sidnei Aranha, secretário de Meio Ambiente de Guarujá. /Foto: Sabrina Hespanhol

“A taxa de inadimplemento do IPTU é em torno de até 30%, já na conta de água são 2%”, esclarece.

O Fórum existe desde 2012 e contribui diretamente para a tomada de decisões estaduais e federais sobre limpeza urbana e destinação de resíduos sólidos. O órgão trata a questão junto a representantes de outros 100 municípios brasileiros.

“Pretendemos conciliar um plano que atenda todos os municípios envolvidos”, destacou o novo presidente.

Entre os novos membros também estão os secretários municipais de Meio Ambiente: Celso Alves de Araújo (Guarapuava/PR), José Marcos Luedy Oliveira (Itacaré/BA); e Marta Arce de Brito, gestora de Resíduos Sólidos e Diretora do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Jandaia/GO.

(Contribuiu Sabrinha Hespanhol, estagiária de jornalismo)

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?