A Prefeitura de Guarujá tem intensificado o combate à dengue com grandes mutirões de retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Dando continuidade à programação, a próxima ação acontecerá na segunda-feira (10), no bairro Cidade Atlântica, a partir de 9 horas. Lá, serão vistoriadas 107 quadras, abrangendo 3.448 imóveis, em mutirão realizado pela equipe de Combate e Controle às Endemias, vinculada à Secretaria de Saúde (Sesau).
O mutirão contará com a participação de 110 agentes, entre profissionais de endemias e comunitários de saúde, que percorrerão as residências em busca de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A mobilização tem como objetivo eliminar possíveis criadouros e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
»» Leia também: Guarujá realiza ‘Mutirão de Saúde’ com multivacinação na UBS Vila Baiana
A gerente de Combate e Controle às Endemias, Ana Lúcia Gama, reforça a importância da colaboração dos munícipes. “É fundamental que permitam a entrada dos agentes nas residências e adotem medidas preventivas, como evitar o acúmulo de água parada e manter os quintais limpos. O envolvimento da comunidade é fundamental para que a Cidade vença essa batalha contra a dengue” afirmou.

Serão vistoriadas 107 quadras, abrangendo 3.448 imóveis, em mutirão. Foto: Divulgação/PMG
Nebulização complementa ação
Após o mutirão, será realizada a nebulização nas áreas vistoriadas, de terça (11) a quinta-feira (13), sempre a partir das 18 horas. Com a ação, a Prefeitura busca eliminar os mosquitos contaminados e interromper a cadeia de transmissão do vírus. A combinação das duas estratégias fortalece o controle da dengue no Município, reduzindo os riscos de proliferação da doença.
Para isso, é necessário que moradores da região da Enseada e Cidade Atlântica deixem as janelas e portas abertas, cubram alimentos e bebedouros de animais domésticos e retirem roupas do varal. É orientado, também, que pessoas acamadas ou alérgicas fiquem em cômodo isolado.
COMENTÁRIOS