Connect with us

Guarujá em Foco

No Dia do Assistente Social, Guarujá celebra atuação de profissionais em diversas frentes

Published

on

Atualmente, a rede municipal conta com quase 100 profissionais em diferentes setores; a comunidade escolar tem acesso a um serviço pioneiro, com equipe multidisciplinar

A Prefeitura de Guarujá comemora o Dia do Assistente Social, celebrado nesta quarta-feira (15), com um agradecimento especial aos seus 88 servidores graduados. São especialistas qualificados que fazem a diferença em áreas estratégicas, desde o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, até aquelas que passam por serviços de saúde, educação e habitação, por exemplo.

»» Leia também: Navios com cargas humanitárias para RS terão prioridade para atracação e isenção de tarifas no Porto de Santos

Pioneira na Baixada Santista, a rede municipal de ensino de Guarujá conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, fonoaudiólogo, psicólogos e psicopedagogos. O corpo técnico é responsável por atender, diariamente, demandas apresentadas por gestores dos níveis Infantil, Fundamental, Técnico, além de Educação de Jovens e Adultos.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), responsável pela coordenação da equipe multidisciplinar, destaca que a atuação dos assistentes sociais ganhou um importante reforço nos últimos anos e é crucial na rotina escolar.

“Hoje, além de mais assistentes sociais, temos mais especialistas nos outros segmentos. Juntos, esses servidores proporcionam um atendimento exclusivo e humanizado, com foco na segurança, garantia de direitos e bem-estar não apenas dos estudantes, como também de seus familiares”, destacou o secretário municipal de Educação, Marcelo Nicolau.

De que forma são feitas as intervenções escolares?

Na rede municipal de ensino, os assistentes sociais integram um conjunto de ações permanentes que acontecem de forma institucional. Há visitas periódicas em domicílios e escolas, intervenções individuais e coletivas, encaminhamentos para serviços, estudos de casos, além de orientações aos professores, estudantes e familiares.

A assistente social Rafaela Andrade atua na rede municipal de Guarujá há nove anos e, atualmente, faz parte da equipe multidisciplinar da Educação. Para ela, garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas é prioridade. “O nosso compromisso é fornecer um atendimento sempre com escuta qualificada e empatia, para possibilitar que as famílias utilizem as políticas públicas e toda a rede de atenção da Cidade. Amo o que faço e parabenizo os colegas de profissão, além de desejar muita coragem para que continuemos enfrentando os desafios do dia a dia”, comemorou.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement