Connect with us

Sem categoria

Nova Central de Vacinas armazena até 17 mil doses

Published

on

Houve ampliação de oito para 13 câmaras de refrigeração para armazenamento das vacinas, além da construção de novas salas

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, inaugurou a Central de Vacinas do Município na tarde de terça-feira (11). O equipamento é pioneiro na Região e tem capacidade para armazenar mais de 17 mil doses de 22 tipos de imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A inauguração integra a programação da Semana do Padroeiro de Guarujá, Santo Amaro. A Central fica na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros, situada à Rua Rouxinol, 25.

“A Central de Vacinas é a nossa intendência, a nossa retaguarda, numa guerra que estamos travando contra a pandemia. Outras prefeituras já nos procuram para reproduzir o nosso modelo de equipamento A partir daqui é feita toda a distribuição e já aplicamos mais de 575 mil doses de vacina porque somente assim fazemos o enfrentamento à pandemia, reduzimos a quantidade de internações em leitos de UTI e podemos salvar vidas”, ressaltou o prefeito.

 — Leia também: Prefeitura entrega 106 títulos de propriedade em Santa Cruz dos Navegantes

A solenidade contou com a participação do prefeito de Guarujá Válter Suman, a vice-prefeita Adriana Machado; o secretário municipal de Saúde, Giuliano Vidotto; vereadores, autoridades locais e servidores públicos da pasta.

O equipamento

Central possui vigilância por 24 horas e um gerador de energia. Crédito: PMG

O antigo espaço era composto por duas salas, uma para armazenamento dos medicamentos imunobiológicos, com oito câmaras de conservação e um freezer para guardar gelo reciclável. Foram adquiridas mais cinco câmaras, totalizando 13, além de um freezer. Nos equipamentos, serão conservados imunizantes contra a covid-19, meningite, HPV para adolescentes, ACWY, influenza, entre outros. A Central possui vigilância por 24 horas e um gerador de energia, garantindo a segurança das vacinas.

Foram construídos novos cômodos para ampliação do espaço e aumento da capacidade. O equipamento conta agora com uma sala de recepção, uma copa, um banheiro e um espaço externo para guardar material de limpeza.

Equipe técnica
A equipe da Central de Vacinas será composta por dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um agente operacional, um motorista e um auxiliar de limpeza. O equipamento contará com um veículo exclusivo, adaptado e climatizado para o transporte dos imunobiológicos.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement