Connect with us

Guarujá em Foco

Novas urnas já se encontram nos cartórios eleitorais de Guarujá

Publicado

em

Nem todos os eleitores do Município terão contato com o novo equipamento no dia da votação, pois a Justiça Eleitoral ainda não cobriu totalmente nosso número de sessões

Tatiana Macedo
Da Reportagem

Com a chegada das novas urnas que serão usadas nas próximas Eleições Gerais de 2022, a reportagem do Jornal Estância de Guarujá esteve no Cartório da 212 Zona Eleitoral da Cidade, para saber das novidades sobre o novo equipamento.

Leia também: Presidente diz que Forças Armadas não vão interferir nas eleições

Mais moderna, a linha de produção das novas urnas é da Positivo tecnologia e segue rigoroso padrão de segurança. A responsável pelo cartório de Guarujá, Cláudia Friedman conta que, apesar do novo design, o equipamento vai funcionar exatamente da mesma forma para o eleitor.

“Na verdade, a única coisa que mudou foi o visual, pois ela tem um layout diferente, com a tela plana e maior, ainda com botões no telhado para digitação do candidato, bem como o botão de confirmação dos votos”, explica. “Já no aparelho do mesário é onde se encontra a maior mudança, pois o aparelho nesta nova versão 2020 é totalmente touch, sem teclado físico”, pontua.

Cláudia explica que em Guarujá e Vicente de Carvalho nem todas as sessões eleitorais estarão com o novo equipamento no dia da votação. “Apenas uma parcela das sessões eleitorais receberá as novas urnas. O eleitor pode encontrar a urna antiga na votação deste ano, pois a Justiça eleitoral ainda não cobriu totalmente nosso número de sessões”, esclarece.

A Zona Eleitoral 212 conta com 361 seções eleitorais, e foram recebidos apenas 156 novos equipamentos. Já na Zona 310 (Vicente de Carvalho), que conta com 320 seções, foram recebidas 141 urnas modelo 2020. O número de sessões segue sendo atualizado e pode aumentar, visto que o prazo para obter novos títulos eleitorais terminou no último dia 4.

As urnas eletrônicas são usadas no Brasil desde 1996, e a Justiça Eleitoral (JE) adquiriu novos equipamentos nos anos de 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2020, sempre seguindo rigorosos padrões de segurança. No município de Guarujá estão ativas urnas de 2015 e 2020.

Segundo a responsável, as auditorias nas urnas eletrônicas seguem com o mesmo procedimento antes, durante, e também pode ocorrer após votação, pelos partidos e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e pela sociedade em geral.

Nos equipamentos, são usados o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais, garantindo que somente o sistema e programas desenvolvidos pelo TSE e certificados pela Justiça Eleitoral (JE) sejam executados.

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement