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Coluna só para pensar

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Novo golpe financeiro na praça

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Coluna só para pensar

Eles ligam com a música do telemarketing do banco, cuidado!

Prezados leitores, algo muito recorrente que assombra milhares de brasileiros é ser vítima de um golpe financeiro. Seja ele através de contratos fraudulentos ou mesmo, sem sair de casa, com apenas uma ligação ou mensagem no WhatsApp.

Vivemos tempos em que nossos dados particulares são como ouro, logo, se tornaram a principal ferramenta de troca entre os criminosos e alvo incessante de tentativas de vantagem indevida.

— Leia também: Quando é possível a devolução do valor da matrícula?

Gostaria de alertá-los sobre um golpe comum que, inclusive, já presenciei relato de pessoas próximas a mim que sofreram a tentativa. Explico como acontece.

Os criminosos ligam para você, informando que sua conta foi invadida por golpistas. Que ironia, não é?! Eles possuem dados de suas movimentações financeiras e outras informações que quando ditas ao telefone, você não consegue imaginar que seria um estranho terceiro, pois acredita que somente alguém lá do Banco poderia ter acesso a esses dados.

Errado! Eles obtêm essas informações por meios não idôneos, na maioria das vezes. Depois, eles utilizam até mesmo a música do telemarketing do próprio Banco nas ligações, tudo para dar a impressão de legitimidade ao contato. Isso proporciona muita segurança às pessoas, por isso infelizmente muitos perdem dinheiro.

A grande questão aqui é: o suposto funcionário bancário fica bastante tempo na linha com a vítima (cliente), até conquistar a confiança suficiente e sutilmente pedir que realize a operação via Pix, com um fundamento que depois de horas no telefone já soa natural, principalmente para pessoas mais leigas, idosas ou mesmo alguém que está com pressa de resolver logo o suposto problema e não presta atenção nos detalhes.

A orientação é: desligue o telefone. Não ouça mais nada, não responda, não confirme absolutamente nada. Se você tem realmente algum problema em seu Banco, dirija-se pessoalmente à agência para confirmar o ocorrido.

Se você tem conta em Banco Digital, não terá como se deslocar fisicamente à algum lugar, mas pode com certeza seguir a mesma orientação, desligar o telefone e buscar os canais de atendimento oficiais da Instituição e questionar se houve mesmo algum problema.

Sim, vivemos esse cenário de incertezas que temos de confirmar sempre a credibilidade das informações. Podemos demorar mais um pouco para solucionar um problema ocorrido, exatamente por demandarmos um maior tempo nos certificando da segurança de todo o procedimento.

Mas, antes investir algumas horas, ou até mesmo dias a mais, do que ficar com um prejuízo enorme e restando a ver navios sem solução.

Se você foi vítima desse tipo de golpe, não deixe de procurar seu Banco para registrar um pedido de averiguação, fazer um Boletim de Ocorrência ou mesmo buscar seus Direitos no Poder Judiciário, sendo possível procurar o Juizado Especial Cível para esse tipo de demanda.

Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!

Beatriz Biancato é advogada tributarista em Guarujá, com ênfase em Tributação Municipal, Autora pela Editora Dialética e Idealizadora do Projeto gratuito “Tributário Sem Mistério”, cujo acesso pode ser feito através de www.tributariosemmisterio.com.br

 

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