Connect with us
novembro

Colunas

O Brasil que temos

Publicado

em

Leitor amigo, para se surpreender, imagine quanto tempo é um minuto. Marque, se quiser ter a surpresa e veja o que isso pode representar.

Pois bem, em apenas um minuto a Câmara Federal – os senhores deputados – mudaram a Constituição Brasileira. Foi proposta a emenda e aprovada neste curtíssimo espaço de tempo.
Veja, a Constituição de um país é a sua normalidade, afinal ela contém tudo aquilo que preserva direitos e deveres do povo.

É nossa garantia social, de vida, de justiça, de trabalho, de educação, de combate ao preconceito, à preservação do território.

— Leia também: Depois a gente vê

Contudo, para manter seus interesses pessoais, os senhores deputados, em um minuto, atiram na lata do lixo aquilo que diz a Constituição do Brasil de forma a redigir de maneira diferente o que lá está, desde que seja para facilitar a vida de quem foi eleito pelo povo para trabalhar para o povo, mas que apenas só pensa em si mesmo.

O ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Aires Brito, inclusive ex-Presidente do STF, disse certa vez que “a Constituição governa quem governa”. Isto é, os atos dos governantes são governados pela constituição de seu país.

Assim, não se pode fazer aquilo que se quer, mas sim o que a constituição prescreve. Então como impor normas novas? Mudando-se a constituição. E foi o que vimos em um minuto.

Num país onde as pesquisas mostram que temos 30 milhões de famintos, 60 milhões de endividados, em que a inflação de um ano chega a 11,89%, corroendo o que as migalhas que o povo ganha com um salário mínimo que é ofensivo ao trabalhador, onde o empréstimo consignado aumenta, fazendo sobrar a cada dia menos e menos para o sustento das famílias, num país onde a pandemia não acabou e o ritmo de vacinação é lento por falta de campanhas, a preocupação de Brasília é outra. É com cada um que lá está.

Por isso, a matéria hoje é curta, mas tem mais de um minuto. Afinal, para que gastarmos mais tempo falando, quando um minuto é suficiente para mudar a Constituição e os rumos do país.

Este é o Brasil que temos.

Sérgio Motti Trombelli é
professor universitário e palestrante

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement