Estância do Leitor
O que seu candidato diz sobre as travessias de balsas?
As travessias de balsas entre Santos e Guarujá continuam a ser um ponto de frustração constante para os usuários, refletindo um cenário de serviços deficientes que impactam negativamente a vida de milhares de pessoas diariamente.
»» Leia também: Olímpiadas das Eleições
As longas filas, a falta de fiscalização e a qualidade das embarcações são questões que, apesar de esforços e investimentos anunciados, ainda carecem de soluções efetivas. Destacamos nesta edição que o Departamento Hidroviário (DH) do governo do Estado de São Paulo anunciou recentemente um investimento de R$ 6,9 milhões no projeto de Gestão de Apoio ao Trânsito e a entrega da balsa FB-27, reformada, para a travessia Santos-Guarujá.
Embora sejam ações positivas, precisamos discutir sobre o impacto real dessas medidas na vida das milhares de pessoas que fazem a travessia diariamente. Afinal, para aqueles que dependem das travessias diariamente, os atrasos causados pelas filas e a má qualidade do serviço não são apenas inconvenientes, mas prejudicam significativamente suas rotinas.
Trabalhadores, estudantes e moradores das regiões afetadas enfrentam um desafio diário que vai além do desconforto físico: a perda de tempo. Tempo que poderia ser investido em atividades produtivas, em momentos de lazer ou mesmo em descanso.
A resposta do DH, com a promessa de agentes para organizar filas e orientar os usuários, é uma tentativa de mitigação há muito cobrada não apenas pela população da Ilha, mas por nossas autoridades.
Contudo, esses esforços precisam ser acompanhados por uma gestão eficiente e por um planejamento que considere o crescimento da demanda e as necessidades específicas dos usuários. Afinal, estamos em agosto e em breve, mais uma temporada vai chegar.
Sabemos que os problemas nas travessias de balsas entre Santos e Guarujá são um reflexo de uma questão mais ampla de má gestão pública e prestação de serviços essenciais. A realidade vivida pelos usuários mostra que ainda há um longo caminho a percorrer.
Em tempos de eleições, quais as ideias de seus candidatos a prefeito na busca por soluções duradouras junto ao governo quanto a eficiência, a transparência e o respeito pelo tempo e pela dignidade dos cidadãos que dependem desse serviço diariamente?
Karina Mingarelli
Editora
You must be logged in to post a comment Login