Connect with us

Colunas

O telefone sem fio e o tal do “Pix Crédito”

Publicado

em

Prezados leitores, antes de comentar sobre o tema da coluna, gostaria de prestar meus sinceros sentimentos e solidariedade a todos que foram atingidos pelas chuvas do último final de semana. Certamente, se você ultrapassou esse triste episódio sem perder entes queridos, considere-se privilegiado(a).

Em nosso bate-papo de hoje, gostaria de esclarecer algumas especulações e “burburinhos” sobre o tal do “Pix Crédito”. A agilidade da tecnologia proporciona que uma “conversa de café” possa atingir muitas pessoas em questão de segundos, sobretudo daquele jeito estilo a brincadeira “telefone sem fio” (espero que a maioria pegue a referência).

— Leia também: O que acontece com as dívidas tributárias deixadas pelo falecido?

O que aconteceu foi o seguinte. O Fernando Haddad, atual Ministro da Fazenda, anunciou que o Banco Central (o chefe dos bancos) vai lançar o Pix Crédito em 2023, mas, não há detalhes de como vai funcionar, nada oficial, nenhuma diretriz ou autorização que diga já estar vigente essa modalidade, então, isso é a primeira coisa importante para saber.

Todos nós sabemos como o Pix hoje tomou proporções grandes. O que começou um dia como algo suspeito e inovador, atualmente é visto como básico. Se chegamos em um estabelecimento que não aceita essa modalidade de pagamento, o pensamento de desatualização do mundo vem automático (confessem).

Ele – o Pix – ainda não é visto 100% com bons olhos pela totalidade da comunidade, mas, é usado com muita frequência. Segundo dados do Banco Central, o Pix movimentou R$10,9 trilhões em 2022.

Voltando ao possível Pix Crédito, esse funcionaria como se fosse um cartão de crédito, mas sem necessidade de uma intermediadora, ou seja, o próprio Banco por meio de um contrato forneceria a garantia. Não seria “o Pix”. Isso precisa ser mais bem desenhado, sob meu ponto de vista particular me parece uma função fadada ao insucesso.

Isso porque hoje com os Bancos digitais, nós temos direito ao crédito (cartão), sem qualquer pagamento de anuidade ou tarifas, então, o Pix Crédito deve vir acompanhado de algo realmente inovador e atrativo. Vamos acompanhar.

Vocês pensaram que hoje eu trataria do Imposto sobre a Renda? Ainda não, aguardando um pouco mais para trazer novidades e informações mais atualizadas para vocês. Até lá, já podem providenciar a organização da documentação do ano anterior, não é mesmo?!

Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!

Beatriz Biancato é advogada tributarista em Guarujá, com ênfase em Tributação Municipal, Autora pela Editora Dialética e Idealizadora do Projeto gratuito “Tributário Sem Mistério”, cujo acesso pode ser feito através de www.tributariosemmisterio.com.br

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement