No ocidente, o verão é visto como uma estação quente, um momento de expansão com mais atividades ao ar livre, com maior interação social, mas também, exige cuidados com o excesso de calor.
Recomenda-se beber bastante água, usar roupas leves e proteger-se sol para evitar a desidratação e insolação, dar preferência a refeições mais leves e refrescantes. O verão é visto como um período de alegria e relaxamento.
»» Leia também: Coluna saúde: Uma visão holística dos joelhos e a medicina chinesa
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão é um período de luz, vitalidade e comunicação. Ele está associado ao elemento fogo e aos órgãos Coração (Xin) e Intestino Delgado (Xiao Chang). Sendo a estação de maior abundância energética, favorece a criatividade e a capacidade de expressão.
O coração governa o Shen (mente/ espírito) a energia da alegria e do movimento. O Shen representa a mente, atitudes e tudo que sentimos e passa pelo coração.
O calor de verão é considerado uma energia celeste para os chineses e quando está em excesso ela agita a mente os pensamentos levando a insônia, irritabilidade, ansiedade e inquietação podendo influenciar às compras desnecessárias.
Também tem influência no intestino delgado (Xiao chang), dando surgimento às virose e diarreias. Dentro das várias técnicas alternativas como acupuntura podemos no final de cada dia, num ambiente seguro e agradável, praticar a meditação por alguns minutos de modo acalmar a mente.
Fazer algumas respirações mais profundas ao longo do dia também ajuda a relaxar.
Na visão chinesa, os alimentos de natureza fria e umidificante são essenciais para proteger os líquidos corporais e prevenir a secura causada pelo calor externo.
Podendo ser consumidos o melão, a melancia, a pera, cereais, raízes e hortaliças por que estamos no auge do Yang e devemos reduzir o consumo de alimentos gordurosos, frituras, álcool.
Na visão chinesa o elemento água controla o fogo, por isso é prazeroso o contato com as águas das cachoeiras e do mar.
Tanto no ocidente como na medicina chinesa o verão é um período de expansão e vitalidade, mas o exige uma atenção ao equilíbrio interno e externo para evitar efeitos nocivos do calor.
No entanto, o ocidente foca mais nos cuidados físicos e a medicina chinesa integra o aspecto emocional e energético relacionando o verão ao equilíbrio do coração e da mente.
Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais
COMENTÁRIOS