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Guarujá em Foco

Obras de contenção são iniciadas no Morro Barreira do João Guarda

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Repasse de R$ 33,7 milhões será utilizado para garantir o uso de modernas técnicas de contenção a fim de evitar novos deslizamentos

Começou uma das obras mais importantes de Guarujá na última semana: a contenção de encostas no Morro Barreira do João Guarda. O local foi um dos mais afetados por deslizamentos na tempestade de março de 2020, que assolou diversos pontos da Baixada Santista. Atualmente, estão sendo realizados a sondagem e levantamento planialtimétrico (levantamento topográfico que gera um mapeamento completo da área).

— Leia também: Em Guarujá, 30 motoristas são multados por recusa ao bafômetro

Ao mesmo tempo, ainda são realizadas a retirada do material solto na encosta, montagem da rota dos caminhões e máquinas, movimentação de terra, execução da macrodrenagem com aduelas de concreto armado para conduzir a água da chuva para fora do bairro e reforço de base das ruas.

O repasse é de R$ 21.613.994,46 e será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Governo Estadual, e R$ 12.151.237,24 do Tesouro Municipal, totalizando mais de R$ 33,7 milhões na obra. Serão utilizadas modernas técnicas de contenção a fim de evitar deslizamentos.

Recursos
Há três anos, desde os deslizamentos, a Prefeitura realizou diversos pedidos solicitando a liberação de verbas para a realização das obras e, por meio da SDR, a Cidade obteve o recurso necessário.

Para a secretária municipal de Planejamento (Seplan), Polliana Iamonti, a obra é fundamental para garantir a segurança dos moradores. “Estávamos com uma expectativa muito grande para essa obra. Foram muitas conversas e pedidos de nossa parte para que esse momento se tornasse realidade. É uma obra grandiosa e muito aguardada por todos nós”, ressalta a secretária.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Adilson de Jesus, as intervenções irão conter novos deslizamentos na área. “Na época, foram realizados serviços como retirada de detritos, mas essa nova etapa consiste em impedir que novas ocorrências aconteçam nessa região durante as chuvas”, explica o titular da Seinfra.

Entre as técnicas utilizadas, estão cortina atirantada, solo grampeado com concreto projetado, solo grampeado verde (MacMat) e hidrossemeadura. Ainda serão realizadas obras complementares aos serviços de contenção, como a construção de escadas hidráulicas nas bordas do morro para diminuir a velocidade da água, que será direcionada em galeria de concreto pré-moldado para uma interligação no canal da Avenida Atlântica. O trecho ainda receberá pavimentação, guias e sarjetas e drenagem.

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