Após denúncias, prefeitura de Guarujá retoma obras de macrodrenagem no bairro Santo Antônio e intensifica ações contra mosquitos nos piscinões.
Karina Mingarelli
Da Reportagem
As obras de macrodrenagem no bairro Santo Antônio, em Guarujá, foram retomadas nesta segunda-feira (27), conforme prometido pela prefeitura à reportagem do jornal A Estância da última edição.
Caminhões e equipes da Terracom voltaram a atuar em diversos pontos da grande obra, que inclui a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas.
»» Leia também: Guarujá tem estado de atenção por causa das chuvas
O investimento, de R$ 77,5 milhões, vem do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Programa Avançar Cidades.
Além da retomada dos trabalhos, moradores relataram que equipes de combate à dengue percorreram a região para vistoriar casas e eliminar focos do mosquito.
“Logo cedo o pessoal da dengue veio aqui na rua, jogou veneno e fez vistoria no piscinão. Ficamos mais tranquilos em saber que a prefeitura retomou as obras e, principalmente, que as crianças não têm mais acesso ao local”, afirmou uma moradora.
A preocupação com os riscos dos piscinões foi destaque na última semana, quando moradores denunciaram que crianças estavam entrando nas estruturas inacabadas e nadando nas águas acumuladas.
O local também se tornou foco de mosquitos, aumentando o risco de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Com a retomada das obras, a expectativa é que a fiscalização seja reforçada e os problemas amenizados. A conclusão do projeto está prevista para o primeiro semestre de 2026.
COMENTÁRIOS