Nos próximos dias com o Carnaval, a roda do turismo gira ritmada pelos foliões, que buscam diversão, e ajudam a aquecer a economia. Segundo levantamento da Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), a taxa de ocupação da rede hoteleira no litoral paulista deve alcançar 85%. Já no interior e na capital, o índice pode chegar a 65%. Os números compreendem o período de 28/2 a 5/3.
De acordo com Enio Miranda, diretor de Planejamento Estratégico da Fhoresp, entidade que representa 500 mil empresas no estado de São Paulo, entre hotéis, restaurantes, bares e similares, como padarias e lanchonetes: “O Carnaval está cada vez mais consolidado no calendário de eventos do brasileiro e, também, dos turistas estrangeiros. Os dados da Federação mostram que o período festivo impacta de maneira positiva as mais diversas regiões do nosso estado, com injeção de recursos no segmento econômico em geral”, destaca.
»» Leia também: Guarujá prevê receber 700 mil turistas durante o feriado de Carnaval
Com uma combinação de praias, de eventos culturais e de festas, o litoral norte e sul atrai público diversificado, desde famílias, que buscam tranquilidade para o descanso, até os mais jovens, que curtem aventura, esportes radicais e atividades inerentes à folia. O resultado é uma alta taxa de ocupação neste período, estimada em 85%.
Cidades do interior, com infraestrutura forte em lazer, também atraem milhares de visitantes nesta época do ano, tanto que a taxa projetada pela Fhoresp quanto a leitos ocupados, em pousadas e hotéis de diferentes níveis (do econômico ao super luxo), é de 65% e com a expectativa de aumento, segundo Miranda: “No entanto, nos municípios considerados estâncias turísticas e que abarcam rotas de Turismo, este índice pode, facilmente, chegar a 100%”, complementa o diretor de Planejamento Estratégico da Federação.
COMENTÁRIOS