Guarujá em Foco
Oficina com pescadores incentiva combate ao lixo no mar
Aproximadamente 20 trabalhadores participaram da ação, na sede da entidade S.O.S Rio do Peixe, no Perequê
Incentivando a proteção dos oceanos, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), promoveu uma oficina especial com pescadores artesanais do projeto ‘Nossos Mares’. O encontro aconteceu no último dia 24, na sede da entidade S.O.S Rio do Peixe, no bairro do Perequê, junto a cerca de 20 trabalhadores. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também marcou presença, com o apoio do grupo ‘Nós da Ação’.
»» leia também: Guarujá inicia Semana da Pátria nesta sexta-feira (1°)
Na ocasião, um dos principais temas abordados foram os conflitos gerados pelos resíduos recolhidos acidentalmente nas redes de pesca. Os pescadores artesanais compartilharam as experiências e as percepções sobre o lixo, assim como as dificuldades ao se deparar com pontos mais poluídos, acarretando a busca por peixes em outras regiões e gastando mais combustível.
Sustentabilidade recompensada
Os trabalhadores que tinham cartelas do programa ‘Reciclou, Ganhou’ preenchidas, puderam trocar por produtos como óleo diesel, sacos de lixo e luvas, que foram doados pela Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano. A ação fortaleceu a importância dos pescadores artesanais continuarem realizando a destinação adequada dos resíduos recicláveis ou não.
O ‘Reciclou, Ganhou’ faz parte do Projeto Recicla Guarujá, que conscientiza os envolvidos na coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos a terem condutas mais sustentáveis. A iniciativa é desenvolvida por meio de 14 Lojas Eco Troca e feiras orgânicas pontuais.
Como via de mão dupla, a proposta é reduzir os resíduos no mar e fortalecer a economia circular nos locais mais necessitados, atendendo a demanda de disponibilização de bens básicos por meio da reciclagem.
Novo Programa Municipal
A primeira oficina foi um marco para a Semam. Isso porque a estratégia é aumentar a periodicidade de reuniões nas colônias de pesca para identificar as problemáticas dos resíduos.
Os encontros servirão como pontapé inicial das discussões para a elaboração do Programa Municipal de Combate ao Lixo no Mar. Com o recurso, a Prefeitura poderá avaliar indicadores e traçar metas para o futuro.
As metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) dentro da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Elas são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.
You must be logged in to post a comment Login