Connect with us

Guarujá em Foco

Oficina com pescadores incentiva combate ao lixo no mar

Published

on

Aproximadamente 20 trabalhadores participaram da ação, na sede da entidade S.O.S Rio do Peixe, no Perequê

Incentivando a proteção dos oceanos, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), promoveu uma oficina especial com pescadores artesanais do projeto ‘Nossos Mares’. O encontro aconteceu no último dia 24, na sede da entidade S.O.S Rio do Peixe, no bairro do Perequê, junto a cerca de 20 trabalhadores. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também marcou presença, com o apoio do grupo ‘Nós da Ação’.

»» leia também: Guarujá inicia Semana da Pátria nesta sexta-feira (1°)

Na ocasião, um dos principais temas abordados foram os conflitos gerados pelos resíduos recolhidos acidentalmente nas redes de pesca. Os pescadores artesanais compartilharam as experiências e as percepções sobre o lixo, assim como as dificuldades ao se deparar com pontos mais poluídos, acarretando a busca por peixes em outras regiões e gastando mais combustível.

Sustentabilidade recompensada

Os trabalhadores que tinham cartelas do programa ‘Reciclou, Ganhou’ preenchidas, puderam trocar por produtos como óleo diesel, sacos de lixo e luvas, que foram doados pela Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano. A ação fortaleceu a importância dos pescadores artesanais continuarem realizando a destinação adequada dos resíduos recicláveis ou não.

O ‘Reciclou, Ganhou’ faz parte do Projeto Recicla Guarujá, que conscientiza os envolvidos na coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos a terem condutas mais sustentáveis. A iniciativa é desenvolvida por meio de 14 Lojas Eco Troca e feiras orgânicas pontuais.

Como via de mão dupla, a proposta é reduzir os resíduos no mar e fortalecer a economia circular nos locais mais necessitados, atendendo a demanda de disponibilização de bens básicos por meio da reciclagem.

Novo Programa Municipal

A primeira oficina foi um marco para a Semam. Isso porque a estratégia é aumentar a periodicidade de reuniões nas colônias de pesca para identificar as problemáticas dos resíduos.

Os encontros servirão como pontapé inicial das discussões para a elaboração do Programa Municipal de Combate ao Lixo no Mar. Com o recurso, a Prefeitura poderá avaliar indicadores e traçar metas para o futuro.

As metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) dentro da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Elas são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement