Operação Carnaval 2025 mobiliza 20 mil policiais em São Paulo, com reforço no litoral e Baixada Santista. Foto: Divulgação/Governo de SP.
O Estado de São Paulo inicia a Operação Carnaval com 20 mil policiais militares diariamente nas ruas para garantir a segurança dos foliões, inclusive no litoral e na Baixada Santista. A ação visa atender os 25 milhões de participantes previstos em todo o estado, com policiamento reforçado desde o pré-Carnaval até o término das festividades.
Leia também: Peixes “Barrigudinho” são aliados ao combate a dengue
No litoral, o comando de policiamento mobilizará todo o efetivo disponível, com reforço em 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Em Praia Grande, Guarujá e Ubatuba, helicópteros Águia darão suporte aéreo ao policiamento terrestre e a operações de salvamento.
A Polícia Civil também ampliará os plantões nas principais cidades e contará com equipes à paisana para coibir furtos e roubos em aglomerações. No sambódromo e em pontos turísticos, a Deatur (Divisão Especial de Atendimento ao Turista) estará presente com totens de dicas de segurança e policiais bilíngues.
Na capital paulista, o planejamento prevê 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, além de policiamento nos 767 blocos cadastrados. As ações preventivas já resultaram em 53 prisões e na recuperação de seis veículos.
Segundo o coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar, o objetivo é oferecer o “Carnaval mais seguro dos últimos anos”, com patrulhamento em viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves em todo o estado.
COMENTÁRIOS