Guarujá em Foco
Operação das forças armadas entra em vigor no município
Forças armadas atuam contra o tráfico internacional de drogas no principal porto do país
A presença de ‘tanques de guerra’ desfilando em Vicente de Carvalho e circulando na comunidade de Prainha assustou moradores da cidade. O fato deveu-se a uma operação da Marinha do Brasil, com apoio da Polícia Federal e abrange o Porto de Santos. Em Guarujá está localizada a margem esquerda do Porto, com diversos terminais portuários.
»» Leia também: Comerciantes cobram retomada de obras no Mercado de Peixes das Astúrias
Os Blindados da Marinha atuam em ação contra o tráfico de drogas numa operação de GLO (Garantia de Lei e Ordem) em que as forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) recebem o poder de polícia. No Guarujá, foram avistados cerca de seis veículos, tanto na avenida Santos Dumont quanto na Prainha.
A operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) foi decretada pelo presidente Lula em 1º de novembro do ano passado, para conter a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, e segue até maio, próximo. O decreto presidencial também previa a atuação das forças em São Paulo, no porto de Santos e no aeroporto de Guarulhos, por serem as principais portas de entrada de passageiros e cargas do país, de forma a coibir a entrada e saída de armas e drogas no país.
O Exército, também está envolvido na operação e atuará nas fronteiras do país nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O objetivo das ações é coibir o tráfico de drogas e de armas. A operação contará com reforço da Polícia Federal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Com a GLO, as Forças Armadas tem poderes similares aos das policias, e podem realizar prisões em flagrante e apreensões, fazer revistas em pessoas e objetos suspeitos, além de realizar monitoramento e policiamento das áreas determinadas pelo decreto.
You must be logged in to post a comment Login