Connect with us

Brasil/Mundo

Operação “Hora do Lanche” encontra erros no peso de 97% dos produtos

Published

on

Fiscais avaliaram nos laboratórios do IPEM-SP, na capital e interior, o peso de barra de cereais, biscoitos e wafer

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na última sexta-feira, 21 de janeiro, a operação “Hora do Lanche” em barra de cereais, biscoitos e wafer, produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos), nos laboratórios da autarquia na capital, em Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos.

Foram fiscalizados 29 produtos, sendo 28 (97%) autuados por irregularidades no peso. Confira a tabela com as irregularidades encontradas pelos fiscais. Acesse aqui.

As empresas autuadas terão dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Ipem-SP

Leia também: Covid-19: portaria altera regras para afastamento do trabalho

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, fios e cabos elétricos, entre outros materiais e instrumentos. Calibrações e verificações em diversos instrumentos, entre eles, termômetros, cronotacógrafos, hidrômetros e bafômetros.

É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement