Colunas
Opinião: Isto é genocídio
As imagens que chegaram até nós nesta semana sobre o que está ocorrendo com os índios Yanomamis são de estarrecer.
Índios de nosso território são brasileiros. Aliás, são brasileiros que existem há mais tempo do que todos nós nesta terra, e, portanto, como estavam aqui desde sempre, são proprietários desta terra antes nós.
A região Yanomami, desde há muito, é cobiçada pelos garimpeiros. O problema não é de hoje, existe há mais de 10 anos, contudo, nunca o agravamento foi tão intenso como nos últimos quatro anos.
E não somente lá, mas em outras regiões da Amazônia, melhor dizendo, em muitas outras regiões da Amazônia, onde não é apenas o desmatamento que conta, mas a aniquilação daqueles povos de modo que as terras acabem sem donos e proteção e, com isso, totalmente a mercê da exploração indevida.
— Leia também: O caminho é outro
As fotos recebidas mostram pessoas esqueléticas, crianças que estão pele e osso, índios doentes. O excesso do mercúrio do garimpo desenfreado polui os mananciais de água e aqueles povos bebem veneno em vez de H2O.
Sinceramente as fotos mostram pessoas que mais parecem os judeus do holocausto e isto em nosso país.
Em caráter de emergência, um hospital de campanha foi montado e profissionais de saúde já estão lá na busca de uma solução, no mínimo paliativa, para dar suporte de vida a tantas pessoas.
A conduta do estado brasileiro foi genocida. Agora, estão aí a estipular prazos de quando isso começou e a quem cabe a culpa, se a um governo ou mais de um. Não interessa! Os culpados devem ser devidamente punidos, porque estamos falando de matar pessoas deliberadamente.
O que estamos esperando é que a sensibilidade, a humanidade do nosso novo prevaleça. É preciso ter um mínimo de carinho pela vida alheia.
O Brasil não é isto, os brasileiros não são assim. Alguns, como os que mataram o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Bom Phillips, não podem ser considerados brasileiros e estão sendo punidos. Graças a Deus.
Os governantes que permitiram isso, abandonando o Vale do Javari, outra região onde o interesse de governança estatal também, praticamente, não existe e tudo ocorre conforme os interesses escusos de pessoas que lesam a pátria e assassinam nossa gente, são os mesmos que se esqueceram dos Yanomamis.
Hoje não tenho mais vontade de escrever. Tenho apenas uma indignação, uma profunda dor de ver que em nossa pátria existem injustiças como estas.
Que Deus nos guie e que a justiça seja a mão divina capaz de alcançar aqueles que precisam ser responsabilizados.
Sérgio Motti Trombelli
É professor universitário e palestrante
You must be logged in to post a comment Login