Variedades
Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta obra feita para redes sociais
Da Redação
Cantilena para ensemble de violoncelos é de autoria de Antônio Ribeiro
A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) apresentou na noite desta quinta-feira (22), em concerto virtual, uma obra inédita de Antônio Ribeiro composta para ser executada nas redes sociais. Cantilena para ensemble de violoncelos fará parte do programa do terceiro concerto online da Série Clássica Brasileira, que contará também com obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, além de composições de autores estrangeiros.
“É uma estreia mundial”, diz o coordenador Artístico da OSB, Nikolay Sapoundjiev, sobre a obra do compositor brasileiro Antônio Ribeiro, escrita especialmente para este período de pandemia e de isolamento social. “A maior peculiaridade é que ela foi pensada para ser tocada nesse formato virtual, de gravação a distância. Eu acho que nunca antes os compositores pensaram que precisam escrever peças pensando nesse processo, que é bastante desafiador do ponto de vista logístico e tecnológico”.
Ocupar os palcos virtuais não é tarefa simples. A OSB tomou essa decisão devido às limitações a aglomerações impostas pela pandemia do novo coronavírus. Transferir as apresentações para as telas foi uma forma de manter o trabalho da orquestra.
O programa contará ainda com a execução de Trumpet voluntary, do inglês Jeremiah Clarke, interpretado por um quinteto de metais. A obra é tocada em grandes eventos, como casamentos da família real britânica. Além de Quarteto para cordas nº 11, de Heitor Villa-Lobos; e Atraente, de Chiquinha Gonzaga, entre outros.
A apresentação ficará disponível em canais da OSB no Facebook e no Youtube.
You must be logged in to post a comment Login