Últimas notícias
Pacientes graves terão acesso a testes rápidos de Covid-19
Exames também serão destinados aos profissionais de saúde sintomáticos
Quatro mil kits de testes rápidos, que foram comprados pela Secretaria da Saúde de Guarujá, começaram a ser realizados nesta semana. O material faz parte de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura para contenção da Covid-19. Com essa aquisição será possível rastrear no Município os locais que possuem maior número de transmissão local, além de reforçar o monitoramento de pessoas que tiveram contato com o paciente infectado, priorizando os profissionais de saúde.
Inicialmente, serão testados os pacientes com sintomas graves (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e profissionais de saúde com sete dias ou mais de sintomas; os profissionais de saúde com suspeita e após sete dias de isolamento social e os comunicantes de paciente Covid confirmado, conforme orientação da Vigilância Epidemiológica.
Todos os exames diagnósticos foram liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que os resultados fiquem prontos em até duas horas. O teste rápido é uma importante estratégia, inclusive uma das principais recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Mesmo com a compra dos testes rápidos, vamos continuar com os testes pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), especificamente, quanto aos casos mais graves”, declarou o secretário da Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro. “Por isso, os testes rápidos serão mais um auxílio para mapear em toda a Cidade”, comentou.
Laboratório
Esses exames passarão a ser monitorados pelo Laboratório de Saúde Pública de Guarujá, localizado na Unidade Complexa William Rocha, que fica na Rua Hélio Ferreira, 370, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
Recursos
A aquisição desses produtos contou com o apoio de recursos provindos do Ministério Público de Guarujá, por meio da 8ª Promotoria de Justiça e, completamente por recursos do tesouro municipal.
You must be logged in to post a comment Login