Guarujá em Foco
Parque da Montanha ganha Estação de Transferência de Passageiros
Equipamento tem capacidade para receber até 15 ônibus e 10 linhas diferentes. Mais conforto e segurança para os usuários
Com capacidade para receber até 15 ônibus, a Prefeitura de Guarujá inaugurou na última terça-feira (26), a Estação de Transferência de Passageiros para o transporte público. Localizada em frente ao Conjunto Habitacional Parque da Montanha, no final da Avenida Prefeito Raphael Vitiello (Vila Edna), o equipamento vai beneficiar mais de 8 mil passageiros diariamente. Durante a cerimônia também foram entregues seis novos ônibus, sendo quatro convencionais e dois 100% elétricos, além de uma van adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.
»» Leia também: Prefeitura instala 174 lâmpadas de LED no Túnel da Vila Zilda
“Quando entregamos as primeiras unidades habitacionais aqui no Parque da Montanha, logo percebemos a necessidade de uma infraestrutura voltada para a mobilidade urbana, a fim de proporcionar qualidade de vida e dignidade para a população. Assim fizemos e, hoje, temos a alegria de entregar essa obra”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, que na ocasião representou o prefeito de Guarujá, Válter Suman.
Aprovação
Daniela Almeida de Oliveira, 40 anos, moradora do Parque da Montanha aprovou a estação. “Antes tínhamos que caminhar até uma praça que fica no final da Avenida Raphael Vitiello para pegar o ônibus e, agora, ele está praticamente na porta de casa”, afirmou a munícipe, que também deu a sugestão para a implantação de ônibus intermunicipais, com destino a Bertioga e Cubatão.
Já para Aline Freitas, 40 anos, o mini-terminal é sinônimo de mais conforto e segurança. “Agora temos mais opções de ônibus, antes eram só dois. Tínhamos que monitorar para não perder a condução, além de sair bem mais cedo de casa. Sei que essa obra é o começo de muitas outras melhorias no bairro”, comemorou.
Estação
A Estação de Transferência é um mini-terminal complementar que está em uma área de cerca de 2.600 metros quadrados. Os passageiros terão 10 linhas à disposição, sendo: 38 (Morrinhos/Ferry Boat), 26 (Morrinhos/ Ferry Boat), 27 (Vila Edna/Ferry Boat), 51 (Morrinhos/Vicente de Carvalho), 21 (Morrinhos/Vicente de Carvalho), 91 (Morrinhos/Vicente de Carvalho), 31 (Vila Edna/Vicente de Carvalho), 53 (Morrinhos/Guaiúba), 37 (Morrinhos/Guaiúba) e 90 (Morrinhos/Perequê).
Obras
As obras, de responsabilidade da empresa City Transporte, foram fiscalizadas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra). O local terá ainda um contêiner para escritório e dois banheiros para os motoristas, além de iluminação especial e acessibilidade. A obra teve o custo de, aproximadamente, R$ 4 milhões.
Ônibus
Foram entregues seis ônibus, sendo quatro convencionais, dois 100% elétricos e uma van adaptada para pessoas com mobilidade reduzida. A frota, uma das mais modernas da Baixada Santista, conta com 173 ônibus, que transportam diariamente 80 mil passageiros. São 110 ônibus convencionais, 43 midiônibus, três executivos, cinco articulados, um super-articulado, um micro-ônibus, seis elétricos e quatro vans adaptadas.
“É uma obra que mostra o quanto a prefeitura está preocupada com a população. Um transporte público de qualidade e eficiente significa mais possibilidades para os moradores”, afirmou a secretária de Defesa e Convivência Social, Valéria Amorim Queiroz.
You must be logged in to post a comment Login