Patrulha Maria da Penha realiza evento em  homenagem ao Dia da Mulher em GuarujáO Encontro de Guardas Femininas, tem o objetivo de valorizar o papel das mulheres na segurança pública e discutir os desafios enfrentados por elas. Foto: Divulgação/PMG

HomeÚltimas notícias

Patrulha Maria da Penha realiza evento em homenagem ao Dia da Mulher em Guarujá

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social de Guarujá (Sedecon), por meio do Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha, promove um Encontro de Guardas Femininas, na sexta-feira, dia 7, a partir das 15 horas, no Iate Clube (Rua Funchal, 1.140 – Vila Funchal).

O objetivo do encontro é valorizar o papel das mulheres na segurança pública e discutir os desafios enfrentados por elas.  “A ideia é compartilhar experiências, estreitar laços, promover um ambiente de empoderamento feminino dentro da corporação e homenagear as guardas municipais civis”, ressalta a coordenadora do Programa, Isabella Marques.

»» Leia também: Antecipação do calendário do INSS vai beneficiar 15,2 milhões de pessoas

Durante o evento haverá apresentação musical e palestra ministrada pela psicóloga Marcelle Vitorino, especialista em atendimento com foco em relacionamentos e sistemas familiares, abordando os impactos da violência doméstica.

Novo espaço

Para proporcionar um espaço melhor e mais adequado às vítimas atendidas pela Patrulha Maria da Penha, na quinta-feira, dia 6, às 9 horas, será reinaugurada a Sala Maria da Penha. Com a nova adequação, as mulheres atendidas no local passam a contar com um ambiente mais acolhedor. A solenidade acontece na sede da Guarda Civil Municipal (Rua Dr. Carlos Nehring, 405 – Jardim Helena Maria). A reforma contou com a doação de móveis feita pelo Rotary Clube, sob a gestão do presidente Rogério Cano.

Patrulha Guardiã Maria da Penha

A iniciativa foi instituída pelo Decreto Municipal nº 13.045/2019 e visa à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM), um trabalho articulado com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Ministério Público do Estado de São Paulo e Delegacia de Defesa da Mulher.

Os guardas civis atuam mediante a identificação e seleção de casos pelo Ministério Público. Dentre as ações, estão a prevenção e o combate à violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres, conforme legislação vigente, além do monitoramento do cumprimento das normas, que garante a proteção e também a responsabilização dos autores de violência contra a mulher.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?